E agora ciência? Afinal "flirtar" no local de trabalho reduz o stress?

Segundo um estudo publicado no site Science Direct, dedicado a estudos científicos, sim, é isso mesmo que acontece: O "flirt" casual no local de trabalho faz com que as pessoas, e neste caso os funcionários, se sintam melhor. E esta sensação positiva protege os funcionários de se sentirem consumidos por stress.

Como parte deste estudo, os investigadores examinaram a resposta dos participantes a comportamentos sociais no local de trabalho, que não implicassem assédio sexual. Isto pode incluir anedotas, piadas, elogios à aparência física ou trocas de olhar. O estudo examinou centenas de funcionários nos EUA, Canadá e Filipinas.

Os resultados mostraram que, apesar das reações serem negativas a piadas de cariz sexual, os funcionários reagiram positivamente ao "flirt" no local de trabalho.

Isto numa altura em que várias grandes empresas estão a impor regras bastante rígidas no que toca ao relacionamento entre colaboradores: nas produções da Netlfix, por exemplo, os funcionários estão proibidos de olhar uns para os outros durante mais de 5 segundos. Na NBC, os funcionários estão proibidos de partilhar viagens de táxi e têm de seguir um código de conduta relativo a abraços e outras demonstrações de afecto.

Tudo isto depois do escândalo #Metoo ter rebentado nos Estados Unidos.

No fundo, o segredo parece ser o bom senso. Um ambiente de trabalho descontraído pode ser um dos segredos para o sucesso, mas cuidado: rapidamente alguém pode sentir-se desconfortável com determinados comportamentos e isso acarreta problemas.

P.S. Este texto foi escrito por alguém que conheceu a futura esposa no local de trabalho. Por isso, sim, o "flirt" funciona!