A rádio. O bichinho da rádio, A magia da voz.
Tudo isto e muito mais é celebrado hoje, Dia Mundial da Radio.

A UNESCO instituiu este dia em 2011, e escolheu precisamente o dia 13 de fevereiro por ter sido neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para seis países.

Adaptando-se às novas tecnologias e a novos equipamentos, a rádio continua a ser um dos mais importantes e populares meios de comunicação social.

Todos os anos, o Dia Mundial da Rádio vive à volta de um tema - o deste ano é a "Diversidade".

Durante todo o dia a RFM vai ter sessões do "Que barulho é este, na RFM?" a todas as horas, entre as 7h e as 20h.

Uma das estagiárias da RFM, a Marta Vitorino, escreveu o que sente sobre a rádio, neste Dia Mundial da Rádio. Deixamos aqui para leres!

"A rádio é importante para ti?

Se te perguntassem porque é que a rádio é importante para ti, o que responderias?
São tantos os momentos em que ela pode ser importante para alguém:
Para mim a rádio é única, talvez porque não preciso de a ver para a entender, porque me consegue surpreender tantas vezes ou porque está em tantos momentos. Ela está na minha vida desde sempre, quando brincava no quarto com a minha irmã, quando ouvia o meu tio na rádio, nas longas horas de estudo, ou nos convívios com os amigos. Rádio é aquilo que quero fazer na minha vida, e estar na RFM era um grande sonho, aprender com tantas pessoas que me inspiraram a seguir este caminho, aqui a rádio ganha um significado ainda maior. Mas não tens que estar aqui para a rádio ser importante para ti: para a Sandra é importante porque sabe sempre quando chega a horas ao trabalho; Para a Lurdes é a companhia para matar saudades de Portugal; Já o Manuel confessa que conquistou a sua cara-metade ao som do Oceano pacífico; E a Fátima não dispensa a sua companhia quando vai a conduzir.

A rádio é a tua companhia, faz-te rir sozinho no carro, dá-te a música que mais gostas e até te faz adivinhar barulhos inesperados. Sem dúvida que a tua vida sem a rádio não seria a mesma.

Hoje, no dia da rádio, lembra-te de todos os momentos em que ela é importante para ti, seja porque passa aquela grande música, que queres ouvir, ou porque já não perdes aquele momento que te faz sorrir."