A RFM é o meio de comunicação social com maior reputação em Portugal!

A RFM tem a maior reputação de todos os meios de comunicação social em Portugal de acordo com os resultados divulgados pela Onstrategy!

Ana Margarida Oliveira


Obrigado! Obrigado! Obrigado!! Tu é que és o maior e o melhor ouvinte que a RFM pode ter!


Este resultado vem também, mais uma vez, confirmar o trabalho desenvolvido pela equipa da RFM, a rádio das Grandes Músicas, e a sua forte ligação aos ouvintes. Portanto, e mais uma vez, OBRIGADO A TI!


A ONSTRATEGY acaba de divulgar os resultados do estudo anual de reputação de marcas RepScore™ em Portugal em 2020.
Este prémio reflete a consistência e sustentabilidade reputacional nas dimensões emocional e racional no período referente aos últimos 3 anos.



Este ano, apesar do ranking com índices de excelência (mais de 80 pontos) ser mais curto (menos 3 marcas em comparação ao ano passado), houve um aumento muito significativo de marcas que alcançaram o índice reputacional da robustez (entre 70 e 80 pontos).

Este crescimento deve-se, essencialmente, ao trabalho consistente e sustentado das marcas. Segundo Pedro Tavares, Partner e CEO da Onstrategy “cada vez mais, o desafio está na correta identificação dos stakeholders mais influentes, auditoria de posicionamento e reputação, seleção dos touchpoints mais eficientes e gestão dos impactos financeiros”.

Para além da RFM, que lidera o setor da Comunicação Social, o estudo revela, ainda, quais as marcas com os níveis de reputação mais elevados em cada setor: Olá (Alimentação), Delta (Bebidas), LEGO (Brinquedos), Google (Tecnologia), Galp (Energia), Vodafone (Telecomunicações), Santander Totta (Banca), Fidelidade (Seguros), Cetelem (Crédito), Multibanco (Meios de Pagamento), Continente (Retalho), Mc Donnalds (Retalho Alimentar), Levi’s (Retalho Têxtil), Mimosa (Bens Alimentares), Super Bock (Bebidas Alcoólicas), Royal Canin (Veterinária), Fairy (Detergentes), L’Oréal (Bens de Grande Consumo), Bayer (Farmacêutica), Fundação Champalimaud (Saúde e Bem-Estar), Nutribalance (Bem-Estar e Dieta), Seleção Nacional de Futebol (Desporto),RFM (Media), Pestana (Turismo e Lazer), TAP (Aviação), Abreu (Agência de Viagens), Via Verde (Mobilidade), Mercedes (Automóvel), ACP (Assistência Automóvel), Avis (Aluguer Automóvel), Samsonite (acessórios de Moda), AREA (Decoração), Samsung (Pequenos Eletrodomésticos), Rolex (Bens de Luxo),ACP (Serviços Logísticos), Vista Alegre (Produtos Industriais), Remax (Imobiliária), Santa Casa (Apostas Desportivas), Mota Engil (Construção e Engenharia), Deloitte (Consultoria, Auditoria e Serviços Legais) e VDA Vieira de Almeida (Advogados).

A OnStrategy é a consultora que assina o Global RepScore™ e que avalia, desde 2009, o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação associados a mais de 2700 marcas em Portugal.

Este trabalho é elaborado tendo por base um trabalho de campo que decorre durante as 52 semanas do ano junto de mais de 40.000 cidadãos, sendo os mesmos representativos da sociedade portuguesa no que respeita à distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Esta metodologia assenta numa abordagem qualitativa no que se refere ao Posicionamento da Marca, identificando e explorando todos os valores e atributos referidos espontaneamente, e uma abordagem quantitativa para a Reputação de Marca, indicando e explorando de uma forma induzida a notoriedade, a reputação emocional (admiração, relevância, confiança, preferência, recomendação), a reputação racional (produtos e serviços, inovação e diferenciação, ambiente de trabalho e bem estar, cidadania e responsabilidade social, governo e ética, liderança e visão, performance de negócio e financeira,) e os comportamentos consequentes à reputação.


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