A Melhor Amiga da Barbie está com o Wi-fi da RFM da Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura todas as quintas-feiras para falar de moda e lifestyle.

Sabe aqui sobre o que é que ela fala esta semana...

Nos gestos do dia-a-dia podemos fazer muita diferença na forma como utilizamos os recursos do planeta. Esta conversa - que nunca deveria sair da ordem do dia - tem vários âmbitos e pode ser melhorada de milhentas formas. Hoje partilho convosco várias dicas sobre como podemos fazer a diferença pela forma como cuidamos da nossa roupa.

5 - Utilizar Detergentes com a etiqueta europeia - Eco Label.

Esta etiqueta permite-nos saber que o detergente em causa tem características menos nocivas para o meio ambiente. Idealmente os detergentes não devem ser perfumados e o uso de amaciadores deve ser limitado.

4 -Sempre que possível secar a roupa naturalmente.

Sabemos que no Inverno se torna complicado e o recurso às máquinas de secar é - muitas vezes - uma necessidade. Não há melhor do que secar roupa ao sol, mas um bom recurso será ter um estendal dentro de casa provisoriamente. Sabemos que esteticamente não será a melhor opção... mas o planeta agradece : e a conta da luz também!

3 - Lavar Menos a Roupa.

Sei que esta dica pode parecer estranha... mas há muitas peças de roupa que não necessitam de ser lavadas sempre que são utilizadas. Obviamente que tudo o que tiver nódoas ou mau cheiro deve ser higienizado, mas as calças - por exemplo - são peças que em perfeitas condições podem ser utilizadas repetidas vezes sem ser lavadas. Mas até as peças que têm nódoas complicadas devem ser tratadas antes da lavagem normal para que se evite nova lavagem.

2 - Não passar tudo a ferro.

Aposto que muita gente adorou esta dica. O truque é a forma como a roupa é estendida - o mais esticada possível - ou quando usamos a máquina de secar : que possamos dobrar logo a maioria das peças. Turcos e roupa interior dispensam facilmente este passo que tira tanto tempo e que consome energia.

1 - Respeitar as regras de lavagem e a particularidade de cada tecido.

Ler cuidadosamente as regras de lavagem de cada peça que temos é importante para a manter em bom estado. E ainda que a limpeza a seco seja menos ecológica, quando é indicado que a peça só pode ser lavada dessa forma... então devemos respeitar isso na medida em que quanto mais durar uma peça - menos impacto terá a sua produção.

Ana Gomes


Sabe mais AQUI

E-mail : amelhoramigadabarbie@gmail.com