Estás cansado de redes sociais? Já viste todos os filmes e séries que querias? Queres uma atividade igualmente calma para fazer no conforto do teu sofá? Ler pode ser a resposta. Se não tens muitos livros em casa e queres aventurar-te em diferentes autores e géneros, porque agora sim, tens tempo, espreita estes cinco sites com livros grátis para download.


1 – Open Library

A Open Library foi criada em 2006 e disponibiliza o download grátis de vários livros. Além disso, inclui informações de outra obras que não estão acessíveis. Trata-se de uma biblioteca e repositório de informação de todos os livros possíveis e imagináveis. Podes fazer download dos livros ou “pedir emprestado” determinados títulos até duas semanas. Só tens de estar registado no site.

2 – Amazon

Apesar de vender de tudo, a Amazon também tem alguns livros, em formato Kindle, para descarregares de forma gratuita. A maioria das obras são clássicos cujos direitos de autor já expiraram, mas também podes encontrar livros mais recentes e em várias línguas para além do inglês.


3 – Project Gutenberg

O Project Gutenberg é a biblioteca digital mais antiga do mundo. Foi criada em 1971, mas mantem-se em constante atualização graças ao trabalho de voluntários que vão editando os e-books.


Este site inclui todos os grandes clássicos cujos direitos autorais já expiraram nos Estados Unidos e autores contemporâneos. Há livros em várias línguas, sendo que em português podes encontrar 555 obras. Se a vasta oferta te deixa indeciso, podes aceder à página com os 100 livros mais descarregados.


4 – Imprensa Nacional – Casa da Moeda

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda disponibilizou na semana passada alguns livros para te ajudarem a combater o isolamento. A lista de livros disponíveis está em permanente atualização, por isso fica atento.


5 – Wikisource

Além de ter textos de ficção e não ficção, a Wikisource inclui também biografias e documentos históricos. Esta plataforma tem mais de 100 mil idiomas.


Um livro para cada estado de espírito. Para cada semana da quarentena.