Taken

“Ele tem apenas quatro dias para encontrar a filha”. É com base nesta premissa que o filme se desenrola. Taken ou a “Busca Implacável”, como é conhecido em português, estreou em 2008, e com o sucesso do primeiro filme seguiram-se mais dois, estreados em 2012 e 2014.

Se ainda não viste nenhum dos filmes, começa pelo princípio. Não queremos que percas nada desta história que acompanha Bryan Mills, interpretado por Liam Neeson, um ex-agente secreto americano, que tenta salvar a filha, Kim (Maggie Grace), raptada por traficantes de mulheres em Paris.


Mostra o amor de um pai pela filha, que se transforma em força, e que faz de tudo para a encontrar sã e salva. Será que consegue? É uma corrida contra o tempo, uma vez que em apenas quatro dias Kim vai ser leiloada.


Um pai à maneira


Já lá vão 21 anos desde que o ator Adam Sandler e os gémeos Cole e Dylan Sprouse fizeram este filme. “Um pai à maneira” ou “Big Daddy” é uma comédia que retrata a história de Sonny Koufaz, de 32 anos, que vive a vida de uma forma demasiado descontraída.


O protagonista não está habituado a assumir responsabilidades, mas tudo muda quando é deixado pela namorada. Numa missão de tentar mostrar à sua ex-companheira que consegue ser adulto, Koufax adota Julian, com cinco anos. Nem tudo corre como ele tinha pensado e depressa passa de uma pessoa com uma vida desafogada para um pai solteiro.


Ao longo do filme é retratado o esforço do pai para acompanhar as necessidades do filho. A criança tanto é interpretada por Dylan Sprouse, como pelo seu gémeo Cole Sprouse. “Um pai à maneira” é sempre um bom filme para ver em qualquer altura – quem o diz são os vários prémios que venceu –, mas neste Dia do Pai torna-se ainda mais especial.

Interstellar


Das estrelas, às galáxias e passando por um buraco negro. Interstellar, lançado em 2014, passa pelo Universo para dizer o óbvio ao ser humano: o amor é a força maior.

O protagonista, interpretado por Matthew McConaughey, é levado pelo maior mistério da física para falar sobre o amor fraternal.


A Terra é um planeta devastado. Todos procuram uma forma de evitar a extinção da humanidade. Os cientistas acreditam que as pontes de Einstein-Rosen -ou “buracos de minhoca” - podem possibilitar a ligação entre mundos paralelos. É com base nesta premissa que uma equipa de exploradores espaciais é enviada para a missão mais arriscada da história da humanidade.


Entrar num destes portais e descobrir se há vida. Cooper, engenheiro que trabalhou em tempos na Nasa, e viúvo, com os filhos ao seu encargo, é confrontado com um dos maiores dilemas: juntar-se a esta missão ou ficar com a família.


A história desenvolve-se a partir da relação entre pai e filha. É o amor que os une que permite obter respostas para os problemas que surgem.


À procura de Nemo


Quem é que não se lembra deste filme de desenhos animados? Não é atual – foi lançado em 2003 -, mas é um clássico da Pixar. À procura de Nemo fez esgotar salas de cinema e ganhou o Óscar de Melhor Filme de Animação.


A história é sobre Marlin, um peixe palhaço, que vê o filho, Nemo, ser apanhado por um mergulhador enquanto ambos estavam no meio de uma discussão. É a partir daqui que se desenrola a ação. Marlin tem de pôr de parte todos os seus medos e ir à procura do filho.


Para esta missão, Marlin conta com a ajuda de Dory, uma peixe muito engraçada, mas que sofre de problemas de memória. Ao longo da viagem, os dois têm de enfrentar um grupo de tubarões - que estão a tentar deixar de comer peixe -, tartarugas surfistas, canranguejos e gaivotas zangadas.


À procura de Nemo mostra a força que a relação entre pai e filho pode ter e é o amor que os une que permite enfrentar as adversidades do mar.

Rei Leão

Este filme da Walt Disney Pictures, lançado em 1994, marcou e continuar a marcar a infância de muitos. No ano passado, foi lançado o tão esperado live-action da animação.


Rei Leão conta as aventuras de Simba, um leão jovem, desde a infância até à idade adulta. Simba herda o trono Pedra do Rei e ao longo do seu crescimento vai ter de enfrentar as artimanhas do seu tio Scar que quer assumir o poder.


Embora Simba passe por várias dificuldades, consegue sempre superar-se graças à força da amizade e ao exemplo do seu pai.


Aproveita o dia de hoje e homenageia o teu pai, padrasto, tio ou avô. Uma imagem vale mais do que mil palavras. E um filme?