Apesar de, este ano, o Dia do Pai ser diferente de outros anos, aqui fica um pouco da história deste dia, em Portugal e noutros países.


O Dia do Pai celebra-se hoje, dia 19 de março, em Portugal! Tal como no nosso país, também Espanha, Itália, Andorra, Bolívia e Honduras celebram a figura paternal nesta data.
Por cá, este dia, em que se homenageia os pais e se celebra a união com os filhos, coincide com o Dia de São José, um modelo de pai e de marido, bem como um protetor da família.

O Dia do Pai, em Portugal, acabou por adotar os valores transmitidos por São José. Atualmente, os filhos presenteiam os pais e mimam-nos muito com o objetivo de agradecer a dedicação e a proteção que recebem todos os dias.
No entanto, nem todos os países comemoram esta data no mesmo dia ou até da mesma forma.


Alemanha
O Dia do Pai é conhecido como “Dia do Homem”. Acontece no 40.º dia após o domingo de Páscoa, logo é uma data volátil de ano para ano. Neste dia, que se assinala sempre a uma quinta-feira, os pais saem à rua para passearem com os filhos e andar de bicicleta.



Austrália


É uma data que se comemora no primeiro domingo de setembro, em que as crianças costumam fazer presentes para oferecer aos pais. A maioria das famílias junta-se à mesa para comemorar.



Estados Unidos

O Dia do Pai é celebrado no terceiro domingo de junho. Há quem diga que foram os Estados Unidos que instituíram pela primeira vez o Dia do Pai, em 1910. Como é tradição, os filhos mimam ainda mais os pais neste dia e reúnem-se à volta da mesa para comemorar. Argentina, China, México, Canadá, Turquia, Venezuela, Japão, Chile, Reino Unido, e África do Sul também comemoram a data no mesmo dia.


Estónia, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia

Os países nórdicos celebram o Dia do Pai no segundo domingo de novembro. Nestes países, em vez de se dar presentes, os filhos brincam às escondidas com os pais. Optam por esconder-se e dar pequenas pistas para que os pais possam encontrá-los. O dia é passado com muitas brincadeiras ao mesmo tempo que as crianças percebem que os presentes acabam por ter pouca importância comparadamente com o tempo passado em família.



Holanda
Tal como os Estados Unidos, o Dia do Pai celebra-se no terceiro domingo de junho. No entanto, a celebração é diferente dos restantes países. Na Holanda, os pais recebem o pequeno-almoço na cama feito pelos filhos e é tradição as famílias juntarem-se na casa dos avós para celebrarem esta data. Para além dos mimos, as crianças oferecem presentes aos pais feitos na escola.



Líbano, Egito, Jordânia e Síria

Nestes países, o Dia do Pai comemora-se no mesmo dia em que começa o verão, a 21 de junho, mas não existe nenhuma razão específica para se assinalar necessariamente neste dia.

Moçambique

Apesar de o Dia do Pai ser celebrado a 16 de junho, existem pequenas cidades de Moçambique que não assinalam esta data no dia referido. Para alguns habitantes, o Dia do Pai é celebrado todas as sextas-feiras, mostrando que não é necessário um dia para elogiarmos e mimarmos os nossos pais!

Rússia

Os filhos presenteiam os pais no dia 23 de fevereiro, que é quando se assinala o Dia do Defensor da Pátria Local. O Dia do Pai coincide assim com o dia que se enaltece os membros das forças armadas russas, em que há desfiles nas ruas e celebrações.

Tailândia

O Dia do Pai é celebrado a 5 de dezembro, dia em que se assinala o nascimento do rei, já falecido, Bhumibol Adulyadej. Antigamente, os filhos ofereciam uma flor aos pais e avôs, mas essa tradição já não é muito praticada hoje em dia. Atualmente, os tailandeses vestem-se de amarelo com o objetivo de mostrar respeito ao rei. Essa é a cor que está associada ao dia do nascimento do rei, que aconteceu numa segunda-feira.


Taiwan

O Dia do Pai é assinalado a 8 de agosto, que é o oitavo dia do oitavo mês do ano. A explicação para a escolha deste dia é simples e até engraçada: em Mandarim, a pronunciação das palavras oito e agosto é muito semelhante a “pai” e, por isso, escolherem dedicar exclusivamente esse dia aos pais.

Muitas são as tradições e as diferentes celebrações que se fazem pelo mundo inteiro no Dia do Pai. Caso ainda não tenhas ideias para o que fazer hoje, podes inspirar-te nas tradições dos outros países e adotar, por exemplo, a ideia de levares o pequeno almoço à cama do teu pai, agora que estamos em casa.

Mima o teu pai ao máximo! Lembra-te: as coisas mais simples da vida são aquelas que realmente importam!