Apesar da chuva de hoje, certo é que a chegada da primavera deixa as pessoas mais felizes porque o sol brilha mais. E também há quem diga que o sol traz consigo a paixão. Será verdade? É certo que estamos a viver a chegada da primavera de uma forma diferente, mas a quarentena não tem que ser um impedimento para sentirmos a alegria que esta estação nos dá.

Inúmeros estudos provam que a luz e as condições meteorológicas têm uma grande influência no nosso humor. A ciência diz-nos que a luz influencia o relógio biológico.



Quando há uma grande luminosidade, produz-se mais serotonina, também conhecido como a hormona da felicidade. Além disso, a luz influencia também a melatonina, hormona relacionada com o sono. Ora com a primavera os dias são maiores e as noites mais pequenas. Por isso, os níveis desta hormona descem, e sentes-te mais enérgico.



O sol ajuda também o metabolismo da vitamina D, que age no sistema imunológico. A pressão arterial fica mais controlada, porque o sol ajuda na vasodilatação. Tu e o teu corpo estão mais felizes.



A primavera grita vida. Tudo emerge. As plantas, os animais e os seres humanos. E com isso vem também a paixão? De certeza que já ouviste alguém dizer, por exemplo a tua avó, que com a primavera vêm os novos romances.



Helen Fischer, neurocientista e autora de vários livros sobre a ciência do amor, diz que está relacionado com a dopamina, uma substância química que promove sentimentos de prazer, motivação e recompensa.



A dopamina pode ser a grande responsável pelo desencadear de uma paixão, mas que relação tem com a primavera? Nesta estação do ano, há muito mais para explorar. Há mais cores, novos cheiros, usamos roupas mais leves e por isso andamos mais expostos. Estes novos estímulos vão accionar o cérebro e produzir mais dopamina, tornando-o mais suscetível ao amor.



Mas vamos deixar o amor para outra altura, uma vez que vivemos uma fase atípica. Guarda toda a tua paixão para o verão, e centremo-nos na alegria que o sol de primavera nos traz.


  • Se na tua casa não tens um pátio, onde possas apanhar sol, podes sempre dar uma oportunidade à varanda. Apanha todos os dias pelo menos 30 minutos de sol e vais reconhecer os benefícios que te vai trazer.
  • Abre as janelas de casa para permitir que entre o máximo de luz natural.
  • Estás a trabalhar a partir de casa? Coloca a tua secretária ao lado de um janela para ires apanhando sol

Coincidência ou não, a primavera veio na altura certa. Todos precisamos da sua luz e alegria para passarmos estes dias com mais leveza. 30 minutos por dia de sol, não te esqueças!