Fica, desde já, aqui um bom conselho: todas estas nossas sugestões vão sair-te muito melhor se as fizeres ao som da RFM! No rádio, na APP ou no site!

Estamos em casa. É um facto e é o nosso dever! E, por isso mesmo, devemos contrariar a nossa mais recente posição que é ESTARMOS SENTADOS várias horas, por dia. Quer na cadeira, quer no sofá, é sentados que temos passado os nossos últimos dias e os que se seguirão. Aliás, o sofá é um excelente "equipamento" para a prática do exercício físico como vamos ver mais à frente!

É toda uma nova realidade a que vivemos e é fácil "vingares-te" no bolo de chocolate que fizeste há bocado.

Então, vamos tornar a quarentena o mais ativa possível! O encerramento de ginásios e o facto de não poderes sair de casa não tem de ser sinónimo de sedentarismo. Reinventa-te. A tua mente agradece e o corpo também.

Deixamos-te aqui algumas alternativas:



As potencialidades de um sofá e das escadas

Não tens material para fazer exercício físico como os ginásios? Isso não é desculpa para ficares parado. Não subestimes as ínfimas potencialidades que o teu sofá tem. Não serve apenas para ficares horas e horas deitado a ver televisão.

  • Levantar e sentar do sofá sem a ajuda dos braços é um bom agachamento.
  • Se estiveres sentado, desencosta-te e levanta as pernas. Assim, trabalhas a zona abdominal.



Posiciona-te atrás do sofá e apoia os braços no encosto. Dá dois passos para trás e dessa forma flexiona os braços com força e volta à posição inicial.



Neste exercício, coloca-te uns metros à frente do sofá. Dobra uma perna para trás e apoia os dedos no sofá. Depois, flete a perna da frente ate que a parte superior da perna esteja paralela ao chão. Certifica-te que as costas estão direitas.



Tens escadas em casa? Sobe e desce as vezes que conseguires.



No Instagram


O Instagram também te pode dar uma ajuda. A influencer Helena Coelho e o seu namorado, o personal trainer Paulo Teixeira, fazem todos os dias, às 19h30, um direto de 30 minutos com exercícios para fazeres em casa. Os diretos ficam guardados no perfil do Instagram durante 24 horas.



Pilates

Se o exercício não te diz nada e preferes atividades mais calmas, mas igualmente desafiantes tens o exemplo do pilates. Para além de exercitares o corpo, ajuda-te a corrigir a postura por estares em frente ao computador. Há várias opções à escolha, online, gratuitas ou pagas. Basta pesquisares!



Aulas de grupo de ginásios disponíveis online

Os ginásios portugueses com aulas de grupo dos programas da Les Mills também com acesso a vídeos das coreografias para partilhar com os sócios que estão em casa.

O ginásio Happy Place publica todos os dias vídeos com dicas de exercícios adaptados a todas as pessoas. Se estás a iniciar a tua atividade física agora, podes também seguir estes vídeos.

Youtube mantém-te em forma

O Youtube também é uma excelente ferramenta quando toca ao exercício físico. Existem vários canais que te mostram diferentes formas de te exercitares em casa, como Passion4Profession ou Australian Fitness Network, entre outros.


Como vês, é possível fazer exercício físico em casa. Basta quereres e encontrares os canais certos! Parados é que não!