O período de quarentena pode ser um desafio para muitos casais. Estar fechado em casa apela à criatividade não só para nos entretermos, mas também para manter os níveis de sanidade da relação. Há quem veja o lado positivo: depois da quarentena a taxa de natalidade pode vir a subir. Terá este isolamento assim tanta influência numa relação?


Os casais enfrentam neste momento uma proximidade forçada, devido ao aparecimento desta pandemia. É normal que o stress te bata à porta de vez em quando, mas há medidas que podem ser tomadas para que se usufrua deste isolamento da melhor forma.


Depois da quarentena, como vai ser? Há quem veja a quarentena como um período de união e de aproximação. Um estudo citado pelo Quartz mostra que, nos Estados Unidos, quando as pessoas são forçadas a ficar em casa juntas durante desastres naturais, tende a haver um aumento na natalidade nove meses depois. Por outro lado, na China, verificou-se um aumento do número de divórcios.


Como não podemos prever o futuro, damos-te algumas dicas sobre como manter a calma numa relação durante o isolamento social.

Nota a reter: Se sempre tiveste uma relação saudável, não será a quarentena que vai estragar a harmonia. O afastamento dos casais durante esta fase está relacionado com o estado em que se encontrava a relação antes da epidemia. Ou seja, não é a Covid-19 que vai ditar os problemas de um casal.


1 - Comunicação

A primeira dica e a mais importante de todas. Sem comunicação não há relações saudáveis. É fácil e só precisas de tempo para a praticar, coisa que agora não te deve faltar.


2 - Respirar fundo

É uma coisa tão simples, mas que às vezes nos esquecemos de fazer: fazer exercícios de respiração. Expandir a caixa torácica e libertar a cabeça de pensamentos.


3 - Tirar tempo para ti

Uma relação feliz gere-se entre o tempo com o teu parceiro ou parceira, o tempo com os teus amigos e o tempo que passas contigo próprio. Como, nesta fase, a vida social está em stand-by, aconselhamos-te a gerires o teu tempo entre as tuas atividades e aquelas que fazes com a tua cara metade.


4 - Respeito pelo trabalho de cada um

Se estiverem os dois a trabalhar remotamente durante a quarentena, respeitem o horário de trabalho um do outro. E mais importante ainda: não imponhas tarefas extras ao outro apenas porque a outra pessoa também está em casa.


5 - Não minimizes os sentimentos um do outro

Durante a quarentena – e não só - é importante respeitar as diferentes emoções que possam surgir. Estamos a atravessar algo novo e temos diferentes formas de lidar com esta pandemia. Por isso, não desvalorizes aquilo que o teu marido ou mulher, namorado ou namorada está a sentir.


6 - Trabalho de equipa

É tempo de unir esforços e fazer um trabalho de equipa. Cuida da casa juntos, desenvolve um projeto novo, em conjunto ou cozinhem os dois. A palavra de ordem é união.


O amor é o mais importante e será sempre mais forte.