Ana Gomes está com o Wi-fi da RFM da Joana Cruz, Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura todas as quintas-feiras para falar de moda e lifestyle.

Sabe aqui sobre o que é que ela fala esta semana...

Não sei há quantos dias isto começou para vocês... mas por aqui já estamos há duas semanas em modo isolamento social e tem sido um desafio giro de enfrentar.

Saudades à parte. Falta das coisas óbvias e das rotinas postas de lado e lá vamos inventando e aprendendo qualquer coisa nova todos os dias. No meu caso sinto que nunca cozinhei tanto! Até o café é feito à moda antiga e os menus são feitos de forma a tirar o maior proveito dos alimentos. Por isso hoje partilho convosco 5 dicas Low Waste para as vossas cozinhas!
5 - Receita de Pesto de Rama de Cenoura.
1 Chávena de Rama De Cenoura
1 Chávena de Mangericão
Meia Chávena de Azeite
2 Colheres de Sopa de Sementes de Abóbora
Sal e Pimenta
Colocar todos os ingredientes no processador e deitar apenas metade da quantidade de azeite, que deve ser acrescentado até termos a textura desejada.
4 - Usar os caules dos brócolos nas sopas.
Quando usamos brócolos na cozinha geralmente usamos apenas os raminhos descartando o tronco. Mas esta parte também é comestível e pode - diria até que deve - entrar na panela da sopa. Deve ser descascada e bem lavada e está pronta a usar.
3 - Caldo de Vegetais.
Muitas receitas podem ser enriquecidas com caldos de vegetais. Os risottos são um bom exemplo disso, mas são só um desses exemplos. Para isto podem usar cascas de cebola, de alho, de cenouras, folhas de aipo e até a parte superior do alho francês. Levar ao lume até levantar fervura e depois deixar cozinhar durante uma hora em lume baixo. No final basta coar e deixar arrefecer. Pode ser conservado por poucos dias no frigorífico, mas também pode ser congelado para ser usado posteriormente.
2 - Polpa de Fruta.
Há quem tenha máquinas de sumo em casa. Neste processo é apenas extraído o liquido de cada fruta, sendo descartada a polpa. Mas este excedente pode ser utilizado em inúmeras receitas, nomeadamente em bolachas ou bolos em que funciona como uma espécie de farinha com sabor! Nada é lixo :)
1 - Cascas de Batata.
Foram uma grande moda na restauração há uns anos. Mas nesta fase de reinvenção culinária não podiam fazer mais sentido! Ao descascar a batata tentem deixar o maior comprimento de casca possível. Depois lavem-nas bem! E num recipiente fundo coloquem azeite, sal e orégãos, misturem tudo com as mãos de forma a que todas as cascas fiquem temperadas e coloquem numa frigideira com um pouco mais de azeite, ou até no forno se preferirem!
Bom apetite, sem desperdício.

Sabe mais AQUI

E-mail : amelhoramigadabarbie@gmail.com