Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a probabilidade de uma pessoa apanhar Coronavírus através de encomendas é baixa, uma vez que se trata de objetos que são expostos a diferentes condições e temperaturas até chegarem a tua casa. No entanto, não é improvável, pelo que é importante manteres os hábitos de higiene para não correres riscos. Vê os seguintes passos, recomendados pela OMS, de como receber uma encomenda em segurança:


1 - A encomenda chegou

Sempre que receberes uma encomenda, lava de imediato as mãos com água e sabão ou desinfeta com álcool.


2 - Hora de pagar

Opta por pedir para te deixarem a encomenda à porta. Caso não seja possível, mantém a distância de segurança do estafeta e durante todo o processo não toques com as mãos na cara. Dá também preferência a pagamentos com cartão 'contactless' ou através do telemóvel, por via de apps.


3 – Abertura da embalagem

Depois de abrires a encomenda, coloca o produto numa superfície limpa e desinfetada.



Se te sentires mais seguro, podes desinfetar a embalagem, desde que não ponhas em causa a encomenda. No fim de todo o processo – entre arrumar o produto e deitar fora as embalagens – lava as mãos.


No caso dos sacos de plástico, lava-os com água e sabão e deixa-os a secar no estendal. Os sacos de pano devem ser igualmente lavados.


Todos estes procedimentos também se aplicam a encomendas que envolvem comida. Se receberes alimentos que queres congelar, fá-lo rapidamente para evitar a propagação de bactérias. As frutas e legumes devem ser lavados com água corrente.


Como vês, podes continuar a receber as tuas encomendas, mas com alguns cuidados extra. Não te esqueças, a regra de ouro é lavar frequentemente as mãos. Fica em casa e protege-te.