Nem tudo o que está associado à Covid-19 é negativo. Vários cientistas de diferentes países verificaram que o isolamento social está a fazer com que o planeta se mova menos. Em causa está a redução de ruído sísmico, nome dado ao zumbido das vibrações na crosta do planeta.


O British Geological Survey, no Reino Unido, analisou os dados de sismómetros, em Londres, e verificou que houve uma “queda nos níveis de ruído à medida que a atividade humana diminui”, segundo cita o jornal britânico “Daily Mail”.


A mesma situação foi observada em Paris (França), Bruxelas (Bélgica), Los Angeles (Estados Unidos) e Aukland (Nova Zelândia).


E é esta redução da atividade humana, por estarmos fechados em casa, que está a alterar o ritmo a que o nosso planeta se move.


Segunda a revista Nature, assim como fenómenos naturais, como terramotos, fazem mexer a crosta terrestre, também a rotina citadina – a circulação de carros, máquinas industriais – tem influência. Pode parecer exagerado, mas as nossas ações, quando somadas, têm mesmo impacto na dinâmica terrestre.


Desta forma, a redução do ruído sísmico permite que seja mais fácil detetar terramotos de pequena intensidade, atividade vulcânica e outros fenómenos naturais.


Os efeitos desta pandemia não afetam apenas as nossas vidas e a economia. Há algo de positivo a retirar desta fase. É apenas uma questão de perspetivas.