Numa altura em que, devido à pandemia de covid -19, não é possível realizarem-se, como habitualmente, as cerimónias da Semana Santa, há uma ideia que está a conquistar milhares de cristãos em todo o país!

Não sabemos ao certo quem a lançou, mas o Padre Eduardo Mendes, da Guarda, divulgou esta iniciativa no seu Facebook e, o seu post de 29 de março, já teve mais de 26 mil partilhas e 2,7 mil comentários com fotografia!

A proposta que divulgou era que, a partir de dia 5 de abril, Domingo de Ramos, e durante a Semana Santa, todos os católicos colocassem uma cruz na porta de casa (varanda, portão ou outro sítio visível) e que Domingo de Páscoa enfeitassem essa a cruz com flores para assinalar a Ressurreição de Jesus, a festa mais importante do ano litúrgico.


Esta ideia simples, para ajudar os cristãos a viverem a semana santa e lembrarem, mesmo em isolamento, o verdadeiro sentido da Páscoa, teve tal aceitação que o Pe Eduardo Mendes (que sugeriu que, quem quisesse, partilhasse nessa publicação a imagem da cruz na sua porta), ficou com o seu Facebook inundado de cruzes de milhares de portas de todo o país!

Para além do seu Facebook, desde domingo são muitas mais as cruzes que encontramos nas redes sociais…algumas, antecipando-se, até já com as flores!

Aqui ficam mais algumas das muitas fotografias que já encontrámos.