As famílias juntam-se na Páscoa e há tradições também à mesa.

Amêndoas, folares, vários outros doces e cozinhados específicos são, de acordo com tradições e costumes, diferentes em cada zona de Portugal e em outros países no mundo.


Norte

Destacam-se as bolas recheadas, o cabrito e o folar.

Em Vila do Conde e na Maia, chama-se “pão-doce” ao folar. Come-se pão de ló e também broinhas e ainda o famoso bolo de Margaride de Felgueiras.

Há também os borrachos de Valença do Minho que são pequenos fritos feitos com ovos, açúcar, pão ralado e canela.



Beira baixa e Beira litoral

Na Beira Baixa, o folar é o doce principal da mesa. Enfeitado por um ou vários ovos cozidos.

Na Covilhã, costuma comer-se as típicas empanadilhas da Páscoa, um doce em forma de meia lua, recheado de nozes ou amêndoas, as broinhas e os bolos de azeite.

Na Beira Litoral, a tradição passa pela chanfana ou leitão assado antes de se comer os doces.


Alentejo

No Alentejo, o borrego não pode faltar na mesa, que é também composta por vários doces. As queijadas, os bolos "fintos" e o folar também estão presentes!

Em Elvas, é típico um doce pascal feito em forma de animais que é, depois, decorado com amêndoas brancas e ovos cozidos.

Em Castelo de Vide, este doce faz também parte da mesa da Páscoa e, ao contrário da região anterior, é feito em forma de coração.



Vale do Tejo

Apreciadas por muitos, as fogaças de Alcochete estão nas mesas da Páscoa desta vila ribeirinha.

Ao que tudo indica, os pescadores da zona de Alcochete passaram uma grande tormenta no mar, durante a qual pediram proteção à Virgem Santíssima.

Salvos, os pescadores resolveram agradecer a ajuda divina e, por isso, rumaram a uma capela no monte da Atalaia, perto de Alcochete.

Na romaria, levaram como oferenda uma miniatura da embarcação e as fogaças, criadas especialmente para este propósito.


Algarve

Em Olhão, come-se o folar de folhas que leva canela, açúcar amarelo, limão e manteiga. Há, no entanto, muitos outros doces nesta região do país.



No resto do mundo, a tradição é também marcada por várias iguarias. De país para país, as receitas têm por base uma simbologia religiosa, pelo que os pratos divergem consoante a religião de cada povo.


Espanha

O peixe, mais propriamente o bacalhau, é o rei da gastronomia na Páscoa. O prato típico é o potaje de vigília que consiste em bacalhau com grão e espinafres.

No que toca à doçaria, há diferentes tradições de região para região espanhola.

Os ingredientes base da maioria das receitas são pão, farinha, azeite e ovos. Uma das iguarias são as torrijas, um doce parecido com as nossas rabanadas.



França

No domingo de Páscoa, é tradição em quase todo o país comer cordeiro.


Inglaterra

Na sexta-feira santa, é tradição os ingleses comerem o Hot Cross Bun, um pão doce feito com passas e com uma cruz desenhada por cima.

No almoço de Páscoa, é comum preparem um pedaço de toucinho cru e curado recheado com damascos.

Quando a Páscoa é celebrada depois do início da primavera, a carne costuma ser cordeiro, servido com alho picante, salsa e bacon.



Alemanha

Na Alemanha, a Páscoa é um acontecimento quase tão grande quanto o Natal.

À mesa, nesta época, encontra-se o Osterzopf, um pão doce em forma de trança decorado com ovos cozidos com a casca pintada.

Também fazem Osterlamm, um bolo em forma de cordeiro e a Möhrencremesuppe, uma sopa cujo ingrediente principal é a cenoura.

Por último, o Osterbraten, o assado da Páscoa, servido no domingo, que pode ser com qualquer tipo de carne.


Itália

Em Itália, na sexta-feira santa, come-se peixe ou a torta pascalina que é feita no forno com alcachofras, parmesão e ovos. No almoço de domingo de Páscoa, é servido cordeiro assado.

Um dos doces tradicionais é a colomba pascal, que é um pão doce que leva frutas, nozes e amêndoas.



Países Baixos

Aqui, a Páscoa é celebrada em dois dias: domingo e segunda-feira. No domingo, as famílias reúnem-se à mesa para comerem paasstol, um pão recheado com passas, ainda salmão fumado, enguia fumada e ovos cozidos com a casca pintada.

Como sobremesa, os holandeses comem tradicionalmente o advocaat, um creme de gemas de ovo com conhaque e açúcar.

Segunda-feira de Páscoa é feriado em todo o país e, por norma, as famílias voltam a juntar-se para comerem aquilo que sobrou do almoço de domingo.



Finlândia

No domingo de Páscoa, as famílias juntam-se para um tradicional almoço onde é servido carneiro como prato principal. Os doces são feitos com muitos ovos.

Mämmi é uma das sobremesas mais conhecidas. Trata-se de um doce com uma consistência parecida com a de um pudim, feito com água, farinha de centeio, malte em pó, melaço escuro, sal e raspas de laranja.



Grécia

Em todas as cidades da Grécia, o prato principal é o carneiro assado na brasa.

Também é tradição comer kokorétsi, um tipo de linguiça feita com as vísceras do carneiro.

Quanto aos doces, comem tsouréki, um pão doce em forma de trança, e koulourákia, biscoitos de manteiga com cobertura de ovo por cima.


Peru

Os peruanos costumam comer bacalhau com grão de bico ou pescada. Os frutos do mar também têm destaque na mesa durante a Páscoa. É comum preparar pratos como arroz de marisco e caldeirada.

Para sobremesa, os peruanos comem tradicionalmente um doce de leite com merengue por cima e polvilhado com canela em pó.

Tanto no mundo como em Portugal, a Páscoa é celebrada com pratos e receitas típicas de cada região e país, em família.


Feliz Páscoa!