Lavar as mãos é sempre importante, mas nunca este passo foi tão valorizado como este ano. Em cafés, restaurantes e lojas, vês cartazes que te ensinam a lavar as mãos: não é uma tarefa difícil, mas requer paciência e alguma mestria. Principalmente, quando te pode ajudar a combater um vírus.


Neste Dia Mundial da Lavagem das Mãos, celebrado a 15 de outubro, mostramos-te cenas de vários filmes emblemáticos que alertam para a lavagem das mãos e constroem uma história que começa na abertura da torneira.


De “Mr. Bean” a “Pulp Fiction”, os excertos dos filmes mostram, com criatividade, as várias etapas do processo, que começa com Bean a abrir a torneira e termina com Tim Roth, como Mr. Orange de “Cães Danados” , a secar as mãos.



Este vídeo tem também um toque português: Luís Azevedo, natural do Porto, trabalha para o site Little White Lies e foi que ele escreveu, dirigiu e editou o vídeo.


Para além dos filmes, a música também pode ser uma boa aliada na hora de lavar as mãos. William Gibson criou um site, onde os utilizadores escolhem a música que preferem e cada verso é dividido pelas várias fases de lavagem de mãos aconselhadas pelas autoridades de saúde. Por lá, podes encontrar músicas de artistas portugueses, como Carolina Deslandes, Diogo Piçarra ou até Fernando Daniel. Para os mais preguiçosos, cantar duas vezes os “Parabéns” também resulta.


A Gloria Gaynor dá-te a motivação extra através deste vídeo.



Vamos celebrar este Dia Mundial da Lavagem das Mãos com ritmo!