Creep, Radiohead

A música “Creep”, que catapultou a banda britânica Radiohead para a fama, demorou a ter o reconhecimento merecido. A rádio britânica recusou-se, naquele ano, a dar tempo de antena aos Radiohead, pois consideravam o single “Creep” demasiado deprimente. A mudança deu-se em Israel, onde a música tocava incessantemente nas rádios, no final de 1992. O sucesso foi de tal forma grande, que os Radiohead chegaram a dar alguns concertos naquele país.

O sucesso de “Creep” alastrou-se depois para os países escandinavos e para os Estados Unidos. Na primeira metade de 1993, este single dos Radiohead começou a tocar nas rádios americanas, o que permitiu à banda experimentar o sabor do sucesso e alcançar a sétima posição no top de singles inglês. Hoje é uma das músicas mais conhecidas de toda a carreira dos Radiohead.

Outra curiosidade: sabes aqueles acordes de guitarra, que parecem trovões, que antecedem o refrão? O que ouves, na verdade, é o guitarrista Jonny Greenwood a demonstrar o seu descontentamento com a música. A banda acabou por deixar ficar e hoje não conseguimos imaginar “Creep” sem aquele som que se ouve antes da magia do refrão.



I’ll always love you, Whitney Houston

A canção não é de Whitney Houston, como muitos pensam. Apesar de ter ficado famosa na voz de Houston, “I’ll Always Love you” foi lançada pela cantora country Dolly Parton, na década de 70.



A versão de Whitney Houston foi lançada em 1992, quando a cantora procurava uma canção para integrar a banda sonora do filme “O Guarda-Costas”, no qual também participou enquanto atriz.

Kevin Costner, um dos atores do filme, sugeriu-lhe a canção de Dolly Parton e estava dado o início do sucesso de “I’ll Always Love You”, considerada a música de maior sucesso lançada por uma mulher.



Jardins proibidos, Paulo Gonzo

Por cá, em 1992, Paulo Gonzo lançava o álbum “Pedras da Calçada”, onde nele se incluía a faixa “Jardins Proibidos”. Esta música só começou a ter sucesso nos anos seguintes, elevando o nome do cantor no mundo da música.

“Jardins Proibidos” começou a ter o seu lugar nas rádios portuguesas e nas listas de karaoke, fazendo o maior sucesso por Portugal fora.



Para além do lançamento destas músicas, em 1992, destacam-se, entre muitos e diversos acontecimentos, como por exemplo ter sido o ano em que nasceste, os Jogos Olímpicos de Barcelona, a inauguração da estátua de Eusébio e a abertura da 1ª televisão privada em Portugal.


Jogos Olímpicos de Barcelona

Com início a 25 de julho, os Jogos Olímpicos de 1992 realizaram-se em Barcelona. Foi a 25ª edição e contou com a memorável atuação de Freddie Mercury e Montserrat Caballé com “Barcelona”




Primeira estação de televisão privada

A SIC fez a sua 1ª emissão, no canal 3, em 1992.

Foi exatamente às 16:30 de dia 6 de outubro, tornando-se a 1ª televisão privada de Portugal, deixando o Estado de ter o exclusivo das emissões de televisão.


Estátua de Eusébio

Também em 1992, no dia 25 de janeiro, foi inaugurada, no Estádio da Luz, a estátua de Eusébio. De bronze, a estátua é da autoria do escultor Daker Bower e foi oferecida por Vitor Baptista.