Consegues imaginar a tua vida sem Internet? Deixarias de ter acesso a toda a informação em apenas um clique, não terias redes sociais, não poderias manter contacto virtual com os teus amigos nesta quarentena e também não conseguirias trabalhar a partir de casa. A Covid-19 veio implementar, em forte escala, o teletrabalho. Quer isto dizer que as reuniões, que outrora eram presenciais, são agora feitas a partir de casa, através de videochamadas.

E neste Dia Mundial da Internet, dia 17 de maio, fica a saber o que dizem sobre ti os fundos das tuas videochamadas. Têm muitas mais interpretações do que aquilo que podes imaginar.



Independentemente do sítio onde as fazes – sala, quarto ou escritório – aquilo que mostras por detrás pode dizer muito sobre ti enquanto pessoa e profissional.


Apesar de muitas aplicações permitirem colocar fundos falsos, estes também podem ser interpretados de múltiplas formas. Se escolheste, por exemplo, colocar o fundo de uma praia, pode transparecer a ideia de que não estás a levar o teu trabalho da forma mais séria.

Por outro lado, se optaste por desfocar o fundo – opção disponível em algumas aplicações de videochamada – podes estar a passar a mensagem de que tens algo a esconder e despertas a atenção, de forma negativa, do teu ouvinte (ele agora vai querer saber o que está atrás de ti).



Se tiveres muitos elementos decorativos como fundo, estes podem tornar-se ruído visual, e assim a pessoa que está do outro lado dificilmente prestará atenção ao que estás a dizer.


As famosas prateleiras. Com as videochamadas, já ficamos a conhecer as preferências de leitura da maioria dos portugueses. Mas até os livros se podem tornar num problema. Faz uma triagem e escolhe mostrar livros menos polémicos. O teu chefe não precisa de saber que leste “50 Sombras de Grey”.



O que deves fazer então:


O ideal é ter como fundo uma parede branca, sem elementos distrativos. Alguns especialistas aconselham a colocar a câmara do telemóvel ou do computador ao nível dos nossos olhos, para manter o mesmo nível em relação à pessoa que está a falar connosco.


A luz deve estar direcionada para o teu rosto e a forma como te apresentas também deve estar de acordo com o teu trabalho. Não é por estares em casa que te deves desleixar. Já tens a benesse de poder estar de calças de pijama sem que ninguém veja.