Também és assim? És daquelas pessoas que quando gosta de uma música ouve vezes sem conta até à exaustão? Não existe uma causa específica para este fenómeno. Vários fatores podem influenciar, como a letra e ritmo da música e os sentimentos e memórias que esta desperta em ti.



Vários especialistas em música descrevem as diferentes formas que as músicas têm de nos “tocar”, o que te permitirá perceber o porquê de as ouvires sem parar.


Uma das razões que nos leva a gostar de uma música é a conexão que esta estabelece connosco. A música faz parte da nossa identidade pessoal. Da mesma forma que somos o que comemos, também somos aquilo que ouvimos.

Um especialista em musicoterapia da Universidade de Nova Iorque defende que a letra e o ritmo de uma música podem despertar em nós diferentes sentimentos, o que permite ampliar a nossa conexão com a mesma.



Algumas canções também nos transportam para o passado. Ora porque as ouvimos num momento marcante, ora porque a letra nos faz lembrar algo ou alguém. É também uma forma de reviver esses sentimentos, sejam eles de alegria ou não.


"Quando ouves uma música que costumavas ouvir com 15 anos, por exemplo, os sentimentos daquele período da tua vida voltam intactos", explica um especialista em música, da Universidade de Nova Iorque, ao HuffPost.

As músicas também são feitas na sua maioria para que sejam ouvidas em modo repeat. “Se uma música for mais complexa, maior será a sua longevidade, porque será mais desafiadora para o cérebro e vai reter o interesse dos ouvintes durante mais tempo. Quando se ouve uma música que possa ser, imediatamente, mais acessível de entender também pode ser relativamente rápido até deixar de ter interesse”, afirma Michael Bonshor, especialista em psicologia musical, ao Independent.



Outros investigadores defendem que quando ouvimos uma música que gostamos, o cérebro atinge um pico causado pela libertação de endorfina. Assim, quanto mais ouvirmos a mesma música, menos vezes o cérebro atinge esse pico.


Qual é a música que não consegues parar de ouvir?