Quando caímos na cama, não temos a noção da posição que adotamos para dormir. A verdade é que a forma como dormirmos, seja de barriga para baixo ou de lado, diz muito sobre a nossa personalidade e até como nos comportamos.


Quem o comprova e afirma é o professor Chris Idzikowski, diretor do Serviço de Consultoria e Avaliação do Sono do Reino Unido, e autor do livro “Aprenda a dormir bem”, que desenvolveu um estudo sobre as posições mais comuns de dormir e os traços de personalidade que lhes estão associadas.



Feto


A posição fetal é uma das mais utilizadas e define-se por dormir de lado e com as pernas enroladas. De acordo com a pesquisa realizada pelo professor e especialista, Chris Idzikowski, quem dorme desta forma tende a demonstrar que é demasiado forte, mas, interiormente, acontece o oposto: é sensível e até um pouco tímido quando conhece alguém.



Tronco


Esta posição é definida por estar deitado de lado, com os braços e as pernas estendidas ao longo do tronco. Aquela que pode ser uma boa posição para manter o pescoço e as costas alinhadas é também um indício de uma pessoa muito sociável. As pessoas que dormem nesta posição gostam de conversar com todos aqueles que conhecem, são confiantes e gostam de integrar novas pessoas no grupo de amigos.



Soldado


Aquele que é definido como o soldado, quando chega a hora de ir para a cama, dorme de costas para baixo e com os braços estendidos ao longo do corpo. Esta posição indica uma personalidade mais privada e reservada. Significa ainda que as pessoas que dormem desta forma costumam ser calmas e não se dão bem com muita agitação.


O estudo realizado recomenda que os “soldados” tentem virar-se de lado para evitar ressonar e a apneia do sono.



Estrela do Mar


A posição Estrela do Mar consiste em dormir de costas com as pernas esticadas e os braços por cima da cabeça. Apesar de ser uma posição pouco adotada, de acordo com o estudo, quem prefere dormir desta forma é um bom amigo e ouvinte. São pessoas que arranjam tempo para ouvir os outros e estão sempre disponíveis para ajudar quando é necessário, apesar de não gostarem de ser o centro das atenções.



Orador


As pessoas que tendem a dormir de lado e com os braços esticados para a frente costumam ter uma mente aberta, mas podem ser também desconfiados. Ao que tudo indica, quem prefere dormir nesta posição demora algum tempo a tomar decisões e pesa muito bem os prós e contras daquilo a que se propõe fazer.



Queda Livre


Se preferes dormir de barriga para baixo, com a cabeça de lado e com os braços atrás da almofada é provável que sejas muito divertido. No entanto, esta personalidade divertida pode esconder, às vezes, uma ansiedade que não é verbalizada.



Embora estas posições de sono possam indicar muitos traços da tua personalidade, não te preocupes se não te identificas com nenhuma. A verdade é que a dormir mexemo-nos 10 a 12 vezes por hora, o que indica que até podes adotar várias destas posições numa só noite, sem te aperceberes.


O importante é que tenhas uma boa noite de sono para enfrentares da melhor forma o dia que se segue!