A situação típica de dormirmos muitas horas seguidas e acordarmos ainda mais cansados já aconteceu a todos! Coisa que acontece normalmente ao sábado e ao domingo.


A explicação para tal disposição chega-nos através de Michael J. Breus, um psicólogo que trabalha na Academia Americana da Medicina do Sono, nos Estados Unidos.


“O nosso corpo adora estabilidade e prefere quando se vai para a cama e se acorda à mesma hora todos os dias. Se o corpo está habituado a ter oito horas de sono e de repente tem nove isto vai perturbar a sua rotina já estabelecida”, afirmou o psicólogo à revista YouBeauty.


Assim sendo, se passares mais horas na cama o teu corpo vai perceber que há uma quebra na rotina e provoca um cansaço adicional.



Para além desta sensação que muitos têm, o psicólogo vai mais longe e explica que “a média de um ciclo de sono é de 90 minutos e, normalmente, as pessoas passam por cinco etapas durante uma noite de 7,5 horas de repouso”.


Isto é, se dormires uma hora a mais podes ativar outros estágios dentro do ciclo do sono e acordares ainda mais exausto do que estavas quando te deitaste.


“Se dormir uma hora a mais, provavelmente, vai despertar no estágio três ou quatro deste ciclo, que representa o sono profundo. Para além de ser mais difícil acordar nesta fase, a interrupção nesta etapa deixará a pessoa exausta e desanimada durante todo o dia”, acrescenta Michael J. Breus.


A melhor forma para não te sentires cansado após uma longe noite de sono é encontrares a melhor hora para ir para a camar e contar as 7,5 horas de que o teu corpo necessita. Assim, vais ter a certeza que vais acordar como novo e pronto para o teu dia!