Quem nunca saiu de casa com a sensação de que se esqueceu de algo? De uma luz acesa? Da torradeira ligada ou se até trancou a porta? E prestes a fazer uma viagem ou mesmo a ir de férias, quem nunca pensou que deixou o biquíni na gaveta ou os carregadores em cima do sofá?



Estes esquecimentos momentâneos, que acontecem quando fazemos tudo em piloto automático, fazem parte de uma lista de outras situações que acontecem diariamente e a todos nós.


A verdade que está por detrás destes comportamentos prende-se com a não racionalização destes atos, ou seja, quando travamos e fechamos o carro e vamos para casa não pensamos naquilo que estamos mesmo a fazer, logo não é registado no nosso cérebro.


Aquilo que fazemos inconscientemente e sem pensar tem ainda uma outra explicação, que é dada por Carrington Wendell, especialista em neuropsicologia no Grupo Médico Anne Arundel, em Maryland, nos EUA.


“Podemos culpar o ‘multitasking’ por sobrecarregar a nossa mente. Pensemos em como somos distraídos com os smartphones e as redes sociais. Sempre que o nosso cérebro está a processar múltiplas informações ao mesmo tempo, é provável que ocorram falhas ou erros cognitivos devido a um conceito chamado interferência de memória.”



No entanto, não precisas de ficar preocupado se isto te acontece com frequência porque, ao que tudo indica, é normal e não há motivo para te preocupares.


“Esquecer objetos ou factos com o passar do tempo, distrair-se e fazer algo sem se aperceber depois e recordar-se incorretamente de um detalhe estão entre os seis problemas de memórias ‘normais’ que não devem causar preocupação” explicou Gary W. Small, professor de psiquiatria e de ciências comportamentais da Universidade da Califórnia, citado pelo The New York Times.


Para que consigas evitar que estas situações se tornem cada vez mais recorrentes, aqui ficam umas dicas:


- Escreve numa lista aquilo que tens de fazer, mesmo as coisas mais simples, e os objetos que vais levar para viagens. À medida que as vai realizando, vais fazendo um check e isso vai dar-te a sensação de que fizeste tudo aquilo que tinhas pensado e de que levas tudo aquilo que precisas para viajar.



- Para além da lista, sempre que fechas a luz ou trancas a porta podes mandar uma mensagem para ti mesmo ou escreveres no bloco de notas do teu telemóvel. Agora, pode não fazer sentido, mas a ação de escreveres aquilo que fizeste vai fazer com que o cérebro registe essa informação.


- Tenta dormir as 7h/8h diárias, uma vez que o stress e a falta de sono contribuem para o cansaço do cérebro.


- Tenta abstrair-te das redes sociais e tira uma hora para te exercitares ou para fazeres yoga.


Com estas dicas, vais ver que o teu cérebro vai sentir-se melhor e que estes esquecimentos vão passar a acontecer com menos regularidade.