De certeza que já não deves perder muito tempo à procura das letras no teclado, mas já reparaste que estas não estão por ordem alfabética? A localização das letras remonta à máquina de escrever do século XIX.



O desenvolvimento do teclado "universal", que conhecemos hoje em dia, designado por "QWERTY" – devido às seis primeiras letras do teclado – foi criado por Christopher Latham Sholes para fazer face aos problemas mecânicos das primeiras máquinas de escrever.


Isto porque, inicialmente, as máquinas de escrever tinham as letras ordenadas por ordem alfabética – como podemos observar na sequência DFGHJKL – o que tornava a datilografia muito mais rápida, gerando problemas mecânicos nas máquinas que não conseguiam acompanhar.

Assim, Christopher Latham Sholes decidiu mudar a posição de algumas letras de forma a tornar a datilografia mais lenta e evitar os “emperramentos” nas máquinas de escrever mecânicas.

O teclado QWERTY é baseado na língua inglesa. Por isso, as letras E e I, as mais frequentes no inglês, foram colocadas em posições distantes.



Outros padrões de teclados foram propostos, mas não alcançaram a mesma popularidade. As máquinas de escrever mais utilizadas no passado em Portugal, antes de chegarem os computadores, adotavam os teclados AZERTY, usados em França, na Bélgica e nalguns países europeus até aos anos 90.



As diferenças para o teclado mais comum são pequenas: o A e o Q trocavam entre si, tal como o Z e o W, o M estava noutra posição e os números só eram acessíveis através do shift ou caps lock.