Já alguma vez sentiste aquela situação de estares perante uma situação já vivida? De ter estado “naquele” sítio, com “aquela” pessoa, mas, na realidade, nunca estiveste? São os chamados déjà vu, um termo em francês que significa “já visto”.


Cerca de 60 a 70 por cento das pessoas saudáveis já tiveram um déjà vu, segundo um estudo da Cleveland Clinic. Este fenómeno é mais frequente entre os 15 e os 25 anos e decresce com o avançar da idade. Mas porque é que isto acontece?

As várias teorias para explicar o que é um déjà vu


Existem várias teorias para tentar explicar o déjà vu. A mais conhecida defende que este fenómeno é como que uma “partida” do cérebro, uma vez que a sensação de familiaridade ocorre porque determinada situação, local ou cheiro te remete para uma memória.

Outra diz-nos que o déjà vu ocorre quando se dá uma sinalização anormal no cérebro. Daí sentires que já conheces algo que, no fim de contas, nunca viveste.



Também há quem defenda que este fenómeno acontece quando há uma falha no processo de armazenamento das memórias. Ou seja, há uma mistura de acontecimentos recentes e menos recentes.


Este é um dos muitos mistérios do cérebro. Apesar de ser mais frequente em pessoas que sofrem de epilepsia, se já experienciaste alguma vez um déjà vu, não te preocupes, é um fenómeno normal.