Podia ser uma história tirada de um livro ou de uma série. Mas não. É real!

27 músicos bolivianos, da Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, estão presos no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias, devido à pandemia de covid-19.


Os músicos viajaram, no início de março, desde a capital da Bolívia, La Paz, para a Alemanha, onde iam dar início a uma digressão pela Europa durante duas semanas.

No entanto, os números de infetados pela covid-19 aumentaram pelo mundo, o estado de emergência foi decretado, as fronteiras encerradas e este grupo de músicos ficou preso no Palácio Rheinsberg.


E por lá continuam. Isto porque, apesar de a Alemanha já ter começado o período de desconfinamento, a Bolívia ainda mantém as fronteiras fechadas a voos internacionais.



A Orquestra boliviana está a viver num hostel dentro da propriedade do palácio há 75 dias e já têm uma rotina estabelecida.


Ensaiam três horas de manhã e três horas à tarde, segundo retrata a BBC, dão alguns passeios, mas, como se esta história não fosse já irreverente o suficiente, o grupo tem de ter algum cuidado, porque esta zona é o habitat natural de 23 alcateias de lobos.


A embaixada boliviana está a tentar repatriar os músicos já no início de junho, mas as autoridades bolivianas não estão a facilitar a tarefa.

Os músicos têm mostrado algum desagrado mas têm mantido uma atitude positiva e dizem mesmo que “há sítios piores para se estar preso”.