E quem é que não quer saber esta razão?

É uma luta para aqueles que querem engordar, mas também é uma luta das grandes para aqueles que dizem que engordam só de respirar ao pé de um bocado de chocolate. Há pessoas que, por mais que comam, não engordam. Esta é uma realidade. E agora foi encontrada uma explicação para este fenómeno.


Um grupo de investigadores descobriu o gene ALK - o do quinase do linfoma anaplásico - que fica localizado na região cerebral do hipotálamo, a zona do cérebro responsável por controlar o apetite e a forma como é controlada a gordura dos indivíduos.

Verificou-se, portanto, que as pessoas que comem e não conseguem engordar, têm uma mutação no gene ALK que produz proteína que queima mais gordura.



Para perceber a forma como as ALK funcionam, os investigadores acrescentaram esta característica genética em várias pesquisas e observaram que os níveis de triglicerídeos — a forma das gorduras nos alimentos e corpo humano — surgiam em menores quantidades.

Este estudo, ainda que preliminar, permite não só compreender o organismo das pessoas que não conseguem engordar, como pode ser uma luz ao fundo do túnel nos tratamentos de combate à obesidade. E pode ajudar os muito magros... que gostavam de engordar um bocadinho.