Alguma vez já sentiste pressão para seres simpática? E os homens, será que têm também essa preocupação?


Aquilo que diz uma pesquisa realizada por cientistas alemães, publicada no periódico científico The Economic Journal, e divulgada pela revista Galileu, é que a sociedade "exige" que as mulheres sejam mais simpáticas do que os homens.


Isto porque a relação que as mulheres têm com ambos os sexos está dependente do nível de simpatia delas próprias, mas para os homens tal já não acontece.


Ao que parece, os homens não necessitam de mudar os seus comportamentos para serem aceites na sociedade e dentro das relações que estabelecem com os outros.


As conclusões desta pesquisa resultaram de uma experiência que os investigadores das universidades de Hamburgo e de Frankfurt, na Alemanha, realizaram com grupos de homens e de mulheres, em que ambos avaliaram a simpatia uns dos outros tendo como base fotografias.



Para além dessa atividade, os grupos foram ainda sujeitos a uma outra experiência em que tinham de investir dinheiro em determinados projetos. Os homens chegaram a contribuir com cerca de 4€ enquanto que as mulheres com 3,92€, mas o dinheiro que investiram dependeu do grau de simpatia e do género de quem estava na equipa de cada projeto.


Os resultados provaram que quando os homens estavam com outros na mesma equipa, independentemente da simpatia ou do feitio, contribuíam com valores monetários semelhantes. No entanto, quando se tratava de mulheres, o comportamento alterava-se porque existia quem achasse que algumas mulheres eram menos simpáticas.


"Embora a simpatia seja importante para as mulheres em todas as suas interações, só importa para os homens se elas interagirem com o sexo oposto", avança a pesquisa.


Apesar de o estudo indicar que alguns homens acham que as mulheres têm de ser mais simpáticas, aquilo que poucos sabem é que as mulheres resmungonas lhes fazem bem à saúde! 😉