Quem nunca guardou aquele brinquedo que faz recordar a infância? Quem nunca pensou em guardar para os filhos, mais tarde… sem lhe ocorrer que, no tempo dos filhos, aqueles brinquedos já não têm graça nenhuma? Será que existe uma razão pela qual muitos de nós não se consegue desapegar dos brinquedos com os quais passava horas a brincar?


Aquilo que diz um artigo publicado no Huffington Post é que um dos motivos pelos quais não nos desfazemos dos brinquedos antigos é porque viajamos no tempo com eles: lembramo-nos de um momento, de um sentimento, de um cheiro ou até da pessoa com quem brincámos.


Para além disso, há ainda um outro motivo: existe em nós alguma aversão a “deixar ir” os brinquedos por pensarmos que estamos a eliminar uma parte importante da infância.



“Não gostamos de perder aquilo que temos, mesmo que seja por escolha" revela o mesmo artigo.


Para além disso, muitos daqueles brinquedos que temos guardados em caixas são edições limitadas ou até coleções que já não são vendidas, logo têm um valor sentimental ainda mais elevado.


No entanto, todos os anos são lançados novos brinquedos no mercado que encantam miúdos e graúdos, mas há uns que já conquistaram o mundo. Uns são intemporais, outros sempre estiveram na moda e outros são revividos por novas gerações.


A lista divulgada pela NPD, a 8.º maior empresa do mundo que avalia as tendências do mercado, revela os brinquedos mais vendidos desde sempre.


Dos Legos ao Pokémon, e passando pelos carros Hot Wheels, são muitos os brinquedos que marcaram gerações e que continuam a estar presentes em muitas casas.


No Dia Internacional do Brincar, a 28 de maio, volta a ir ao sótão buscar os brinquedos da tua infância ou passa algum tempo a brincar com os teus filhos. A verdade é que a criança que vive dentro de nós nunca desaparece!