Para os mais gulosos, não seria agradável tomar um medicamento que fosse simplesmente um quadradinho de chocolate?


Apesar de, atualmente, o chocolate ser um doce que nos reconforta a alma, há uns bons séculos tomar um medicamento feito de "chocolate", foi mesmo uma realidade!


Recuando até aos anos 1500, o cacau começou a ser utilizado como um tratamento para várias doenças pelas civilizações olmecas, maias e astecas.



De acordo com o Códice Florentino, uma obra escrita por Frei Bernardino de Sahagún, em 1590, algumas doenças e infeções eram tratadas eficazmente com bebidas feitas à base de grãos de cacau. Para além das receitas feitas para tratar doenças, várias civilizações utilizavam o cacau para “esconder” sabores menos agradáveis de outros ingredientes medicinais.


Da civilização maia o cacau chegou até Espanha, em 1552, e foi a partir daí que este se espalhou pelo continente europeu. Adotaram a iguaria e começaram a misturar alguns intensificadores de sabor, como canela e baunilha. Pouco depois de o cacau ter sido importado como alimento, ganhou reputação como medicamento, constando mesmo em documentos e tratados de Pharmacia.


Já na Europa, houve vários estudos e até investigadores que se interessaram pelas propriedades do cacau e pelos seus efeitos no tratamento de várias doenças. Chegou-se a dizer que, durante a Guerra Civil dos Estados Unidos, o cacau foi distribuído para ajudar os soldados feridos a manter a energia e para ganharem algum peso.


Mas, será que o cacau tem mesmo propriedades medicinais? Louis Grivetti, um historiador de nutrição da Universidade da Califórnia, acredita que sim. No entanto, é difícil ter certezas, uma vez que existem poucos manuscritos que dão conta da eficácia das doenças que foram tratadas apenas e só pelo chocolate.


No entanto, desde meados do século XIX, o cacau começou a ser trabalhado para se tornar mais doce para fazer as habituais barras. Os métodos de fabricação que, na altura, foram feitos tornaram o chocolate um obstáculo médico e não uma ajuda, como, provavelmente, foi em 1500.


Na altura, era caso para dizer que o chocolate era o melhor remédio! E será que, agora, também não o é quando nos apetece mesmo matar aquela vontade de comer um belo doce? 😋