O amor de irmãos é peculiar: conseguem-se amar e “odiar” no mesmo minuto. Ter irmãos é saber partilhar, dividir atenções e nunca mais estar sozinho.


Não dizem todos os dias o quanto gostam um do outro, mas sabem que estão lá para o que der e vier. Aproveita a deixa – dia 31 de maio é dia dos irmãos - e partilha o teu amor pela pessoa que partilha a mesma família que tu.




Ter irmãos é saber adaptar-se aos diferentes nomes que os pais chamam, e teimam em não acertar, e dividir tudo ao milímetro - como a piza que o pai trouxe para o jantar e em que a fatia maior nunca fica para nós.


É também com o teu irmão ou irmã que tens as maiores discussões e cuja razão já não te lembras por ter sido tão irrelevante. Ficas chateado quando usa as tuas roupas sem te pedir mas, no fundo, tens de admitir, também fazes o mesmo.



Gostavas de ser o irmão mais velho, para ter o poder de delegar as tarefas que não te apetece fazer, mas sentes o privilégio dele a diminuir quando é obrigado a ir-te buscar a uma festa.


Ter irmãos é saber também dividir as atenções dos pais - será que há mesmo filhos preferidos? - saber fazer-se ouvir, quando a casa está cheia, e ter uma companhia para partilhar aqueles eventos de família, que achas mais aborrecidos, e que se prolongam pelo dia fora.

Ter irmãos é saber pedir ajuda e falar sem trocar uma única palavra.



Sabem-se encobrir um ao outro como ninguém e no fundo sabes que é uma pessoa que te vai sempre dizer a verdade. Seja ela boa ou má. Ter um irmão é ter mais do que um melhor amigo. E brigas à parte, é o melhor da vida.


Feliz Dia dos Irmãos!