A grande maioria das crianças gosta de brincar ao ar livre, de andar de baloiço, de pisar a relva e de subir às árvores e é por isso que muitas delas estabelecem um contacto próximo com a Natureza que as rodeia.


Aquilo que um estudo vem comprovar é que as crianças que têm uma ligação com a Natureza são mais felizes.



O estudo, liderado por Laura Berrera-Hernández, do Instituto Tecnológico de Sonora, México, indica que um contacto próximo com a Natureza provoca uma maior felicidade nas crianças e um maior interesse por escolhas sustentáveis e ecológicas.


Divulgado na revista “Fronteiras em Psicologia”, o estudo indica que é importante promover uma relação sustentável e ambiental com a Natureza, uma vez que são as crianças que vão cuidar dela no futuro.



Os investigadores dizem ainda que o afastamento da natureza, chamado "transtorno de défice de natureza", pode provocar uma menor preocupação com o planeta, uma vez que se as crianças não estabelecerem uma ligação com ele também não vão ter o desejo e a vontade de o proteger.


No decorrer da investigação, 296 crianças entre os 9 e os 12 anos, de uma cidade do noroeste do México, responderam a um questionário que concluiu que as crianças dessas idades têm uma relação próxima com a natureza e com comportamentos mais sustentáveis e mostram-se mais felizes quando têm esse contacto.


Aquilo que a investigadora quis frisar sobre o estudo é que a ligação com a natureza não é apenas saber apreciar a sua beleza, mas é também entender a relação que ela estabelece com os seres humanos.


No Dia Mundial da Criança, que se celebra a 1 de junho, sai à rua com os teus filhos, solta também a criança que há em ti e apreciem, juntos, a natureza que vos rodeia.