Começas a ver uma série e os primeiros minutos são de análise. “Será que vale a pena?”, questionas-te, mas continuas a ver.


Dás oportunidade ao segundo episódio e sem dares conta já vais no quarto. Já é tarde e amanhã trabalhas, mas há algo que te agarra à trama e não te deixa parar de ver.



Obviamente que o dia seguinte é de prejuízo. Estás cansado, mas não te arrependes nem por um segundo e mal podes esperar para chegares a casa e veres mais episódios. Afinal, porque é que não conseguimos parar de ver uma série?


Com a expansão global massiva de plataformas de streaming, fazer maratonas de séries tornou-se gradualmente um "novo ritual" para muitas pessoas.



Um estudo realizado na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostra que há pelo menos três fatores que contribuem para o vício de ver séries: as intenções do espetador, séries com histórias contínuas e a existência de plataformas que lançam os episódios de uma série de uma só vez e que os reproduzem automaticamente.


As pessoas que participaram neste estudo apresentaram várias razões para verem compulsivamente uma série, mas as mais comuns foram: o facto de ser uma distração e uma forma de escape à realidade.

Aqueles que se sentiam mais pressionados pelo trabalho, tendiam a ver mais compulsivamente uma série, como uma forma de se distraírem das suas responsabilidades.



O drama é o género que mais atrai à maioria dos espetadores. As histórias com finais intrigantes fazem as pessoas quererem assistir a mais e mais episódios.


Agora que já sabes o motivo pelo qual não consegues parar de ver uma série, será que vais conseguir controlar este teu vício?