Achas que as bicicletas são originárias da Holanda? Estás enganado!
É VERDADE QUE AS BICICLETAS SÃO MUITAS VEZES ASSOCIADAS À HOLANDA, MAS EXISTEM CURIOSIDADES QUE POUCOS CONHECEM
É verdade que quando visitamos a Holanda, seja presencialmente ou até por fotografias, as bicicletas estão sempre presentes.
Ao que parece, a Holanda é o país do mundo onde circulam o maior número de bicicletas, uma vez que para cerca de 17 milhões de habitantes existem 22 de milhões de bicicletas.
Para além de ser o meio de transporte oficial das autoridades e serviços como os correios, muitos habitantes têm mais do que uma bicicleta, que usam para o trabalho e para momentos de lazer.
No entanto, a bicicleta não nasceu na Holanda e só se popularizou na região muitos anos depois de ter sido inventada.
Ao que parece, a bicicleta, com as características pela qual é conhecida, nasceu em 1817 pela mão de Karl von Drais, alemão. Com o objetivo de desenvolver um meio de transporte mais rápido e eficiente e até melhor de manter do que os cavalos que se utilizavam na altura, surgiu a ideia de criar a bicicleta que foi apelidada de “máquina corredora”.
Apesar de o modelo inventado pelo alemão Karl von Drais ter sido feito em madeira, surgiram, com o tempo, outras variações a ferro e com pedais até se chegar à bicicleta que, atualmente, conhecemos e até utilizamos.
Ainda antes de se popularizarem na Holanda, a bicicleta inventada por Karl von Drais fez sucesso em França e Inglaterra, tendo aí ganho muitos adeptos.
No entanto, após o final da II Guerra Mundial, o crescimento exponencial da utilização dos carros sobrepôs-se às bicicletas, que começaram a ser mais utilizadas pelas crianças.
Na Holanda, entre 1950 e 1960, com a massiva utilização dos carros, as estradas ficaram sobrelotadas, o trânsito interminável e as bicicletas perderam o espaço que tinham nas ruas. Para além de que com a pouca fiscalização na estrada, multiplicaram-se os acidentes. Muitos habitantes saíram à rua para exigirem melhores condições de ciclovias, pelo que até foi formado um movimento social que pedia segurança na estrada para todos e especialmente para as crianças.
A crise do petróleo que aconteceu no Médio Oriente, em 1973, quando os países produtores de petróleo pararam as exportações para os Estados Unidos e a Europa Ocidental, afetou todos aqueles que utilizavam como meio de transporte principal o carro.
Todas estas pressões obrigaram o governo holandês a investir em melhores ciclovias e em mais direitos para aqueles que as utilizavam. A partir desta decisão, as estradas foram adaptadas para que as bicicletas conseguissem circular da mesma forma que os carros.
Com o passar dos anos, muitos habitantes trocaram os carros pelas bicicletas por ser um meio de transporte mais prático e até mais sustentável, tendo influenciado as gerações mais novas a priorizar a bicicleta nas suas deslocações diárias.
No Dia Mundial da Bicicleta, que se celebra a 3 de junho, desconfina a tua bicicleta e descobre caminhos nunca antes trilhados!
Emissão RFM
80's RFM
RFM On The Rock
RFM Dancefloor
Oceano Pacífico
Programas
Animadores
Backstage
Frequências
Ouvir na TV
App Android + IOS
Top 25
Café da Manhã
Podcasts
Histórias
Trânsito
Tempo
Chef Kiko resolve
Gulosa
Sem Palheta
Notícias
RFM Serrote
Contactos
Transparência
Publicidade











