Estás a ler este artigo sentado em frente à tua secretária? Se refletires um pouco, podes concluir que a rotina da maioria dos portugueses se passa sentada numa cadeira.


Trabalhamos sentados, temos reuniões sentados, almoçamos sentados, bebemos café sentados, saímos do trabalho e sentamo-nos no carro ou transportes públicos e terminamos o dia sentados no sofá.



Estar longas horas sentados pode ter várias repercussões ao nível da saúde como: problemas posturais e de infertilidade, dores nas costas, acumulação de gordura abdominal, aumento da pressão arterial e do açúcar no sangue e inflamações.


Um estudo britânico sugeriu terminar com os escritórios convencionais e implementar outros que permitam ficar de pé.



Nesta experiência participaram 146 voluntários que foram divididos em dois grupos: um passava o dia sentado e o outro trabalhava sentado ou de pé e tinha uma cadeira que lembrava os participantes de quando se deviam levantar.


Inicialmente, os voluntários de ambos os grupos precisavam de uma média de 9,7 horas por dia sentados. No final, os do segundo grupo apenas se sentavam diariamente durante 82 minutos.

Estes últimos apresentaram uma maior produtividade, maior comprometimento com as suas funções e menor permeabilidade à ansiedade e ao stress relacionado com as questões laborais.



Trabalhar de pé pode ser uma medida difícil de implementar em alguns trabalhos. Há tarefas que exigem uma maior concentração e minuciosidade, pelo que se executam melhor se estiveres sentado.


No entanto, podes sempre começar por pôr em prática algumas medidas, neste regresso ao escritório. Faz mais pausas ao longo do dia para esticares as pernas e coloca o ecrã do teu computador ao nível dos teus olhos. Em casa, faz exercícios de alongamentos e, claro, mantém uma vida saudável e ativa.