Sem zaragatoas e em forma de apito: Novo teste deteta covid-19 em minutos

ESTE NOVO TESTE, QUE DISPENSA O USO DE ZARAGATOAS, APRESENTA VÁRIAS VANTAGENS PARA OS PACIENTES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Jéssica Santos


A ciência está unida nesta batalha conta a Covid-19. Enquanto não há uma vacina, unem-se esforços para tornar os testes ao novo coronavírus mais simples e eficientes.


Um grupo de cientistas de Israel desenvolveu aquele que pode ser um novo teste que deteta a presença do novo coronavírus em apenas um minuto.

É em formato de apito e funciona de forma semelhante a um alcoolímetro: através de uma expiração deteta-se a presença do novo coronavírus em minutos.



Este dispositivo é constituído por um chip eletrónico com propriedades óticas e eletromagnéticas capazes de avaliar as partículas presentes na respiração. Os resultados obtidos são depositados num banco de dados acessível às autoridades sanitárias.


Segundo o EurekAlert, este novo teste foi submetido a 120 pacientes e apresentou uma taxa de sucesso em 90% dos casos.

Além da eficiência, este novo método é também de baixo custo - o valor para cada avaliação é de cerca de 50 dólares -, dispensa o uso de reagentes e é mais cómodo para os pacientes, uma vez que não necessita de zaragatoas.


  • Partilha:

Top