O ponto de partida é dado através de uma folha em branco que vai ganhar cor graças à Maratona do Desenho.


Organizada pela cooperativa cultural Artistas de Gaia, a Maratona do Desenho vai acontecer de 5 a 7 de junho na fábrica de lápis Viarco, em Aveiro.


Entre lápis e canetas e muita imaginação, o objetivo desta iniciativa, que está inserida no programa “Onda Bienal”, é garantir “50 horas ininterruptas de criatividade à mercê dos lápis” para celebrar o desenho.



Durante as 50 horas, vão ser definidos turnos de quatro horas consecutivas para que nos vários dias desta iniciativa exista sempre alguém a desenhar.


O convite é lançado a artistas, convidados e a todos aqueles que se queiram inscrever, que podem participar a título individual ou em criações a vários mãos.



"Com a inovação tecnológica, o desenho à mão tende a ser substituído [por técnicas informáticas], pelo que é importante convocar os artistas para um encontro com outros criadores, sob as devidas medidas de segurança”, afirma Agostinho Santos, diretor da Onda Bienal, em entrevista.


A maratona que começa com uma folha em branco vai terminar com vários desenhos finalizados, que vão ser posteriormente selecionados para uma exposição pública. Para além de divulgar os autores, sejam artistas ou amadores, e o seu trabalho, vai enaltecer a arte do desenho que não pode ser esquecida!