O desconfinamento foi o grito de liberdade para muitos portugueses, mas se há quem tenha receio de voltar à realidade, há quem também já se tenha esquecido da razão que nos levou a ficar meses de quarentena.


A batalha ainda não está ganha. A pandemia não se foi embora e é preciso, mais do que nunca, continuar com os cuidados que nos valeram vários elogios de outros países. Só vamos conseguir conter o vírus, se assumirmos coletivamente atitudes cívicas.



A máscara é o novo acessório de moda. Sempre que saíres de casa para ir a espaços fechados, como o supermercado, tens de a usar sempre. E a tapar a boca e o nariz simultaneamente. Além disso, deve ser sempre colocada e tirada pelos elásticos.

Nas filas de espera, mantém sempre o distanciamento social. Anda sempre com gel desinfetante e não tenhas medo de o usar.



Agora que também já podemos ir a banhos, é necessária uma readaptação geral, para que possamos usufruir as praias do nosso país em segurança. O distanciamento social é a primeira coisa em que deves pensar assim que colocares os pés na areia.



Vamos aproveitar o verão de uma forma consciente, mas com uma missão: a de nos protegermos a nós e aos outros. Porque haverá mais dias quentes para viver nos próximos anos. E, se soubermos cumprir com todas as medidas, a pandemia não fará mais parte do futuro.