Há 30 anos eles inauguravam, em Portugal a era dos grandes concertos de estádio!

A 10 DE JUNHO DE 1990 OS ROLLING STONES CHEGAVAM FINALMENTE A PORTUGAL!

Teresa Lage


Numa época em que não havia internet, a música se ouvia em walkman, os portugueses que gostavam de rock nunca tinham visto ao vivo os seus maiores ídolos (porque as grandes digressões de estádio se ficavam por Espanha)… eles levaram o nosso país à loucura.

O primeiro concerto dos Rolling Stones em Portugal, há 30 anos no dia 10 de Junho de 1990, não foi só um concerto, foi um evento nacional



Domingo, dia 10 de Junho de 1990, de todo o país, novos e velhos, "freaks", "betos" e "metaleiros", "políticos", musicos e vips, rumaram ao estádio de Alvalade para o primeiro concerto dos Rolling Stones em Portugal e o primeiro grande concerto de estádio no nosso país!

Nos anos 80, o estádio do Restelo já tinha recebido concertos dos Police, Roxy Music, Rod Stewart e Stevie Wonder mas só em 1990, com a chegada dos Rolling Stones é que Portugal ficou definitivamente a fazer parte do circuito de grandes concertos de estádio.



Em junho de 1990, ao longo dos 4 dias que os Stones estiveram em Portugal, a RFM nunca largou a banda e contou, na rádio, tudo em direto… desde a chegada da banda às 3 da manhã com o aeroporto de Lisboa apinhado de gente à sua espera.



Descobrimos que Rollling Stones estavam hospedados no Hotel Meridian, falámos com os fãs que os viram chegar e que os acharam “feios e baixinhos”, cruzámo-nos com Bill Wyman que, acompanhado da sua jovem mulher Mandy Smith, fazia a sua ultima digressão como Rolling Stone, surpreendemos e relatámos o jogging de Mick Jagger em Monsanto… e acompanhámos todos os momentos daquela que foi uma das maiores aventuras da história dos concertos ao vivo em Portugal.



Dia 10 de Junho de 1990, o concerto dos Rolling Stones foi uma verdadeira festa a que assistiram 60 mil pessoas, de várias gerações que ao longo de 2 horas, se deliciaram com todos os maiores sucessos dos Stones, viram pela primeira vez a pirotecnia de “Start me up” e as gigantes bonecas insufláveis de "Honky Tonk Women" e nem queriam acreditar que, ali à sua frente estava a maior banda de rock n roll do mundo!




Depois desta estreia dos Stones, com a "Urban Jungle Tour", os concertos de estádio tornaram-se hábito e um ritual para os portugueses que puderam ver, logo a seguir, quase sempre em Alvalade, (com a chancela do presidente Sousa Cintra), Tina Turner, Paul Simon, Carlos Santana, Simple Minds, Bryan Adams, Dire Straits, Guns and Roses, Elton John, Genesis, Michael Jackson, Bruce Springsteen, Bob Dylan, U2, e Pink Floyd…. grandes espetáculos, até então só acessíveis a quem se deslocasse Espanha ou outros países.



Depois desta mítica estreia em 1990, pela qual os Portugueses tinham esperado 27 anos, os Rolling Stones voltariam a Portugal para mais 5 grandes concertos: em 1995 no Estádio de Alvalade, em 2003 no Estádio Cidade de Coimbra, em 2006 no Estádio do Dragão, em 2007 no Estádio de Alvalade e em 2014 no Rock in Rio Lisboa com Bruce Springsteen como convidado e 90 mil pessoas na plateia.



No entanto, apesar de tantos bons concertos, nenhum ficará certamente tão marcada na memória e no coração dos portugueses como este primeiro, há 30 anos, no dia de Portugal, a 10 de Junho de 1990!

Estiveste lá?


  • Partilha:

Top