Desde o tempo da caravela e da passarola, a primeira máquina voadora, que os portugueses continuaram a ser pioneiros em muita coisa. Estas são algumas das invenções “Made in Portugal” que vieram revolucionar a vida de muitos portugueses e não só.


Para comemorar o dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, dia 10 de junho, mostramos o que Portugal já criou numa ode à nossa criatividade, empreendedorismo e inovação, para alimentarmos as nossas almas e lembrarmo-nos de que Portugal é muito mais do que um país pequeno com praias fantásticas.

Via Verde


A Via Verde foi criada pela Brisa Auto-Estradas, em 1991, e instalada em todo o país em 1995. Portugal tornou-se assim, nesse ano, no primeiro país a possuir um sistema de pagamento de portagens nonstop.

Este sistema de portagem eletrónica foi uma ideia pioneira que veio facilitar a vida de muitos condutores, ao permitir fazer o pagamento de portagens através da ligação entre o identificador colocado no veículo e o equipamento instalado na via. E tudo isto sem que o veículo tenha que parar.

Atualmente, este sistema já é usado em vários pontos do mundo.



Bolas de vento para microfones


A rádio e a televisão nacional e internacional estão eternamente gratas a esta invenção do engenheiro português Jaime Filipe, que criou as bolas de vento para proteger os microfones do ruído do vento.

Tudo começou quando Jaime Filipe se deparou com problemas de som nas primeiras transmissões ao ar livre levadas a cabo pela Emissora Nacional.

O engenheiro era o responsável pela captação do som e sentia dificuldades em gravar quando estava muito vento. Antes desta invenção, os microfones eram enrolados com um lenço para proteger o som.

Mas Jaime Filipe foi mais longe e pediu a um amigo que construísse uma esfera em arame de cobre à qual seria aplicada um tecido. Colocou um microfone na abertura da esfera e foi fazer uma transmissão para um campo de futebol. O resultado foi o que queria: não se ouvia o ruído do vento na gravação.



Elevador para cadeira de rodas


Não é só de bolas para microfones que é feita a carreira de Jaime Filipe. O engenheiro criou também o elevador para cadeira de rodas, que veio revolucionar Portugal e o mundo.

Jaime Filipe, que morreu em 1992, foi um dos primeiros nomes da Engenharia de Reabilitação em Portugal, e com esta criação recebeu vários prémios lá fora.



ColorAdd


O ColorAdd é um sistema de identificação de cores para daltónicos e tem selo português. Foi criado por Miguel Neiva, um designer gráfico português, e é usado em várias áreas: nas embalagens de comprimidos, pulseiras no hospital, lápis de cor, mapas de rede de metro, semáforos, entre outros.

Esta invenção é reconhecida mundialmente, uma vez que veio ajudar as cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem de daltonismo.

O ColorAdd apoia-se nas cores primárias (Ciano, Magenta e Amarelo) e nas cores secundárias que se podem formar a partir destas. A cada cor corresponde um símbolo representativo, que são fáceis de decorar e de aplicar diariamente.



Cartões pré-pagos

Os cartões pré-pagos surgiram pela primeira vez em Portugal pela antiga TMN. Este sistema de pagamento pré-pago consiste num cartão de telemóvel que é carregado com um determinado montante e que depois pode ser usado em chamadas e mensagens.

Atualmente, esta criação está espalhada pelo mundo.



Como podes ver, a arte e o engenho destes portugueses fizeram com que criassem coisas que vieram mudar a vida de muitas pessoas. Como escreveu Fernando Pessoa “Tudo vale a pena se a alma não é pequena."