Ver Portugal ser reconhecido internacionalmente é algo que nos enche de orgulho. Sabemos o valor do nosso país - que é pequeno de tamanho, mas grande na sua essência - mas ganhamos ainda mais confiança nos portugueses quando somos destacados lá fora.


Não há melhor altura do que o dia que celebra Camões, Portugal e as Comunidades Portuguesas, assinalado a 10 de junho, para recordarmos as distinções, os prémios e os reconhecimentos que o nosso país já recebeu. É também uma forma de termos a certeza de que Portugal é capaz de grandes feitos, tendo já provado que consegue estar à altura dos restantes países do mundo.


Portugal foi considerado o melhor país do mundo


Pelo terceiro ano consecutivo, Portugal venceu o “óscar” de melhor destino do mundo, em 2019. Os World Travel Awards, conhecidos como os “óscares do turismo”, distinguiram o nosso país em práticas do setor turístico em áreas do alojamento, transportes, destino ou atração.


Para além deste prémio internacional, Portugal, na edição do ano passado, arrecadou também mais 13 “óscares”, que incluem, entre outros, Lisboa como "O melhor destino 'city break' do mundo", a Madeira como "O melhor destino insular do mundo", ou os Passadiços do Paiva como "A melhor atração turística do mundo no segmento de aventura".



Somos o 3.º país mais seguro do mundo


Em 2019, Portugal foi considerado o 3.º país mais seguro do mundo, estando, atualmente, ainda na mesma posição, de acordo com o Índice Global de Paz. Ao que parece, o nosso país é considerado seguro por se registar uma redução da criminalidade de ano para ano.


Nas palavras do ministro da Administração Interna, proferidas no ano passado em entrevista, “a imagem que é sempre associada a Portugal” é “uma imagem de segurança e os portugueses, hoje, têm, cada vez mais, a consciência disso”.


Ocupamos o 7.º lugar do ranking das águas balneares de melhor qualidade da União Europeia


Sabemos que as nossas praias são maravilhosas, mas as águas balneares também não lhes ficam nada atrás. A Comissão Europeia divulgou esta segunda-feira, dia 8 de junho, os dados da Agência Europeia do Ambiente, em que Portugal é o sétimo país da União Europeia com águas balneares de excelente qualidade.


Para os portugueses, esta é mais uma razão para termos orgulho das nossas praias e para não deixarmos de dar um mergulho sempre que pudermos. Para além de a Comissão Europeia ter pedido o cumprimento das medidas de prevenção face à pandemia nesta época balnear, os dados divulgados vêm também conferir confiança aos banhistas portugueses e estrangeiros.



Portugal é o primeiro país europeu a receber o selo de segurança para viajar


Assim que começa o tempo quente, Portugal recebe muitos visitantes internacionais, para além das deslocações que os portugueses fazem para muitos destinos do nosso país. Face à pandemia da Covid-19, o nosso país foi o primeiro a receber o selo “Safe Travels”, uma distinção internacional que valoriza os protocolos de saúde e higiene!



Somos o 10.º país que mais recebe e organiza congressos mundialmente


Para além de ocuparmos posições de destaque em vários rankings, Portugal está cada vez mais no radar de ser o palco de congressos a nível mundial.


O relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos (ICCA), divulgado a 12 de maio, demonstra que a aposta do nosso país no turismo de negócios está a dar resultados, uma vez que subiu uma posição face a 2018, estando a ocupar o 10.º lugar do ranking mundial. As cidades portuguesas estão também representadas, já que Lisboa está em segundo lugar tanto na classificação europeia como mundial, e o Porto ocupa a 22.ª posição na classificação europeia e a 39.ª na mundial.


Graças ao Programa de Captação de Eventos Corporativos e Congressos Internacionais, lançado pelo governo português e que está a cargo do Turismo de Portugal, o nosso país conseguiu já ser o palco de 366 novos congressos.


É o terceiro país do mundo que mais reservas de hotéis apresenta


Neste verão, há quem não dispense vir fazer uma visita a Portugal! De acordo com o jornal “El Mundo”, Portugal é o 3.º país do mundo com mais reservas para hotéis para a época balnear que já se iniciou.


Espanha ocupa o 1.º lugar do ranking de reservas de hotéis e alojamentos locais feitas nos últimos meses, seguindo-se os Estados Unidos, Portugal, Itália, França, e, por fim, México.


Aquilo que serviu de base para este ranking foram mais de 20 mil reservas e 3 milhões de pesquisas diárias na Internet, em 300 plataformas de hotéis e 15 companhias aéreas mundiais, recolhidos e analisados pela plataforma Travel Gate.



O campeonato europeu de 2016 é nosso!!


Como diria Fernando Pessoa: "Deus quer, o homem sonha e a obra nasce" e nasceu mesmo o primeiro triunfo do campeonato europeu de Portugal! Depois de muito o desejarmos, a história fez-se a 10 de julho de 2016, quando Éder marcou o golo que ditaria a nossa vitória, que foi amplamente celebrada por todos nós.


À semelhança de Cristiano Ronaldo e de muitos jogadores da nossa seleção que não contiveram as lágrimas no momento de erguer a taça, muitos de nós também o fizemos e gritámos: somos campeões da Europa!


Somos igualmente campeões europeus e mundiais em muitas outras modalidades desportivas!



Portugal foi o vencedor da primeira edição da Liga das Nações


Foi a 9 de junho de 2019 que Portugal arrecadou mais um título internacional! Depois da vitória celebrada efusivamente por todo o país do campeonato europeu, em 2016, com um golo de Éder, a seleção nacional voltou a mostrar de que fibra é feita ao ganhar a primeira edição da Liga das Nações, uma nova prova da UEFA.


Numa final disputada no Estádio do Dragão, Gonçalo Guedes deu a vitória a Portugal, que é, hoje, recordada. Esta terça-feira, dia 9 de junho, Cristiano Ronaldo não deixou passar a data e decidiu recordar mais um grande momento da sua carreira profissional e de todos os colegas que fazem parte da nossa seleção.



Do desporto ao turismo, da segurança à saúde, Portugal é cada vez mais reconhecido pelas boas práticas, pelo rigor e pela excelência que demonstra nos vários setores. Em dia de celebrar a nossa origem, não há nada melhor do que olhar para aquilo que Portugal já conquistou e perceber que somos de capazes de grandes feitos!