Homens ou mulheres? Quem é que se preocupa menos com a pandemia? Eis a questão! Um novo estudo da Georgia State University, levado a cabo por estudantes de psicologia, veio responder a esta questão.


Os homens mais velhos são os que menos se preocupam com a pandemia da Covid-19.



Esta investigação quis perceber se a forma como se encara a pandemia difere com a idade e género. De facto, só temos uma ação perante determinada situação se mostrarmos preocupação. É esse sentimento que despoleta mudanças comportamentais.


Para esta pesquisa foi realizado um inquérito online nos Estados Unidos, entre os dias 23 e 31 de março, período correspondente ao início do confinamento. Nele, participaram 146 jovens e adultos com idades entre os 18 e os 35 anos, e 156 idosos com idades entre os 65 e os 81 anos.

Os resultados mostraram que a maioria dos participantes estão preocupados com a pandemia e foi isso que os levou a adotar medidas de prevenção, como lavar as mãos e usar máscara.



No entanto, os homens mais velhos foram aqueles que se mostraram menos preocupados com a Covid-19. Apesar de fazerem parte do grupo de risco, apresentaram relutância em mudar de comportamento.


Resta-nos acreditar que os portugueses desta faixa etária tenham outra posição relativamente à pandemia.