Não escondemos que sentimos orgulho quando vemos que Portugal ocupa as primeiras posições de rankings mundiais e este caso não é exceção!



O nosso país ocupa a 3.ª posição do país mais seguro do mundo, pela segunda vez consecutiva, e a 1.ª da União Europeia, de acordo com o Índice Global da Paz.


"Os passos significativos que Portugal tem dado nos últimos anos em matéria de segurança têm permitido a redução da criminalidade e, consequentemente, a subida gradual e consolidada neste 'ranking'” revela o ministro da Administração Interna, em comunicado.


À frente do nosso país, estão a Islândia e a Nova Zelândia que mantiveram igualmente a primeira e a segunda posições, respetivamente.


No relatório do Institute for Economics & Peace, divulgado esta quarta-feira, a pontuação atribuída aos 163 estados e territórios, que fazem parte desta 14.ª edição do ranking, é atribuída em função dos conflitos internos e externos, segurança e militarização tendo em conta 23 indicadores.


No ano em que o mundo foi obrigado a parar devido à pandemia da covid-19, o Índice Global da Paz também sofreu alterações, uma vez que a incerteza quanto ao futuro cresce a cada dia que passa.


“O nível global de paz deteriorou-se, num mundo em que os conflitos e crises que surgiram na década passada começaram a diminuir, estando a ser substituídos por uma nova onda de tensão e incerteza em resultado da pandemia de covid-19" pode ler-se no estudo.


Tendo ocupado o 18.º lugar deste ranking, que cobre 99,7% da população mundial, em 2014, Portugal consegue, mais uma vez, conferir uma maior sensação de segurança a todos os seus habitantes e possíveis visitantes.