Sabemos a importância de doar sangue e, por isso, não podemos fechar os olhos a esta causa.


Anualmente, milhares de pessoas necessitam de transfusões de sangue e cabe a cada um de nós fazer a diferença na vida de alguém. Ao despendermos algum tempo da nossa vida, podemos estar a salvar outras!


Sob o mote “Sangue Seguro Salva Vidas”, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação apresentam uma nova campanha de sensibilização às dádivas de sangue que, face à pandemia da covid-19, são cada vez mais necessárias.



Numa altura em que muitos dos portugueses se resguardaram em casa, o número de dádivas de sangue decresceu 30 a 40%. Através desta campanha, todos são convidados a fazer a sua parte!


A importância das dádivas de sangue é assinalada diariamente, mas a data de 14 de junho é especial por se assinalar o Dia Mundial do Dador de Sangue. À semelhança de Portugal, são vários os países que celebram a data, que sensibilizam para a necessidade de doar sangue e que agradecem a todos os dadores.


No nosso país, Fátima recebe esta homenagem simbólica a todos os dadores portugueses, no dia 14 de junho, pelas 15h.


Para além do agradecimento sentido e muito necessário, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue quer também lembrar a todos os portugueses que é totalmente seguro doar sangue nesta altura e que é fundamental que o façam no período que antecede as férias de verão para reforçar as reservas de sangue do nosso país.


“A cada dois segundos alguém precisa de uma transfusão de sangue e todos os dias são necessárias mil unidades de sangue em Portugal” lembra a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue, em comunicado.


Ao contrário dos anos anteriores, as unidades móveis de recolha de sangue não vão poder circular e as universidades e empresas que as organizavam não vão poder fazê-lo devido à pandemia. Para além dos Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra ou serviços hospitalares com recolha de sangue que vão continuar a receber doações, as praias vão ser o centro de uma nova ação de sensibilização.


De 30 de julho a 12 de agosto, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue vai promover as doações de sangue em várias praias portuguesas: Vieira (Leiria; 30 de julho), Costa de Caparica (4 e 17 de agosto), Peniche (13 e 17 de agosto), Foz do Arelho (11 e 18 de agosto) e Almeirim (12 de agosto).


O Dia Mundial do Dador de Sangue, que foi instituído pela Organização Mundial da Saúde em 2005, homenageia Karl Landsteiner, precursor da transfusão sanguínea e agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1930, e todos aqueles que fazem a sua parte.


Ao doar sangue, estás a salvar vidas! Não desperdices esta oportunidade de fazer a diferença na vida de alguém.