Muitas formas de confecionar e de temperar alimentos começaram, há muitos séculos, como métodos de conservação da comida ainda crua.

Antes de se perceber que o frio mantinha os alimentos "sãos", o engenho e a arte levaram os habitantes das diversas zonas do mundo a "arquitetar" formas de conservação de alimentos. E se alguns os mantinham em vinho (ou vinagre de vinho) ou em azeite, outros recorriam a outras "técnicas".


Certo é que, em Dia do Sushi, é interessante saber que também o sushi surgiu da necessidade de manter o peixe em bom estado .


Pensa-se que esta técnica de conservação de peixe cru surgiu na China, 500 anos a.C., e consistia em enrolar o peixe cru em arroz cozido para não deixar que o alimento principal se estragasse com o tempo. Depois de enrolado, o peixe ficava a fermentar durante vários meses em vasilhas.


Aquilo que acontecia, quando finalmente se comia o peixe, era que o arroz estava demasiado mole para ser consumido e, por isso, descartava-se e aproveitava-se apenas o peixe.


Mais tarde, os métodos de fermentação do peixe chegaram da China ao Japão, que começou a produzir o sushi tal como hoje o conhecemos. Os japoneses aprenderam uma outra forma de conservar alimentos que passou a incluir o vinagre de arroz na receita original. Desta forma, o tempo de conserva do peixe e a sua fermentação tornaram-se muito menores, passando de meses para dias.


Para além disso, o vinagre de arroz conferia ao preparado de sushi um sabor ácido que era muito apreciado pelos japoneses que, com esta técnica, ainda aproveitavam o arroz.



Diz-se que partir do século XX, o sushi começou a ganhar cada vez mais espaço como comida take away, depois de muitos restaurantes terem percebido o seu potencial. Naturalmente, graças ao processo mais rápido de refrigeração dos alimentos, o sushi passou a ser uma refeição preparada na hora e enriquecida com peixe cru fresco que, rapidamente, chegou a todos os cantos do mundo.


Se gostas de sushi é festejares o dia de hoje - dia internacional do sushi - com esta iguaria centenária 😋