Carminho escreve livro sobre Amália Rodrigues

NO ANO EM QUE CELEBRAVA 100 ANOS, A HISTÓRIA DE AMÁLIA RODRIGUES É CONTADA ÀS CRIANÇAS POR CARMINHO

Madalena Costa


No ano em que se celebra o aniversário centenário de Amália Rodrigues, Carminho escreveu um livro para crianças em que conta a história desta internacional e muito reconhecida voz do fado.


“Amália, já sei quem és” é o primeiro livro da também fadista Carminho, que o escreveu em sextilhas e que pretende contar aos mais pequenos o caminho que Amália Rodrigues percorreu para se tornar na apelidada “diva do fado”.



"Inspirada no universo fadista que me rodeia desde que nasci, propus-me contar a história em sextilhas, uma das formas poéticas usadas no fado tradicional" explica Carminho, no final de "Amália, já sei quem és”.


O livro conta, em versos, a vida e o percurso de Amália Rodrigues, que se tornou profissional aos 19 anos no Retiro da Severa, em Lisboa, gravou nos estúdios Abbey Road, em Londres, recebeu várias distinções e prémios e cantou pelo mundo. Pelas palavras escritas por Carminho, no livro, “a artista vive nos fados que ela cantou".



Amália Rodrigues faria 100 anos a 23 de julho – o dia que consta no seu registo de nascimento - apesar de ter adotado o dia 1 de julho para celebrar o seu aniversário, uma vez que existiam dúvidas relativamente ao dia exato.



O contributo que Amália deu ao nosso país e além-fronteiras deve ser sempre lembrado e este livro, que chega às livrarias a 23 de junho e já está em pré-venda, é mais uma forma de enaltecermos o seu grande trabalho.


  • Partilha:

Top