O mundo esteve em modo pausa, durante meses.
Aos poucos, os vários setores e as muitas atividade foram desconfinando e recomeçando. Certo é que existem algumas áreas que se mantêm fechadas e que anseiam, e até desesperam, pela reabertura.
As atividades, os espaços e os estabelecimentos ligados à diversão, sobretudo noturna, entre outros, empregam centenas de pessoas e continuam a não funcionar. Todos estes profissionais e as suas famílias desejam que os estabelecimentos e as atividades lúdicas voltem a abrir as portas. É urgente que recuperem rendimentos.



As ordens para a reabertura dos diferentes espaços e atividades tardam em chegar e estes profissionais fazem de tudo para arranjar alternativas para que possam voltar a trabalhar. Assim, a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal lançou o seu Guia de Boas Práticas com medidas que são o espelho do esforço deste setor para se manter de pé.




Uma das propostas é a delimitação de espaços na pista de dança, em quadrados de 2,25 metros quadrados, para que se possa manter a distância social entre as pessoas. Se esta medida não for possível de pôr em prática, o uso de máscara será obrigatório, exceto quando estiverem a comer ou a beber.


Na cabine do DJ, só poderá estar uma pessoa. Nos bares, pretende-se dispor as mesas de forma a que o distanciamento seja cumprido, para além de que é recomendada a reserva de mesas.


Numa altura em que estamos com todos os setores que necessitam de reabrir portas para recuperar tudo aquilo que a pandemia lhes levou, é importante que cumpramos as medidas de segurança e que cooperemos com todos os profissionais.
Vamos voltar a frequentar os espaços que já tanta diversão e alegria nos deram, mas faremos a diferença ao tomar todas as precauções exigidas para nos protegermo-nos a nós e aos outros.