Não nos imaginamos a viver sem música ou sem a rádio. Domingo é o Dia Europeu da Música e a RFM está, como sempre, contigo!


A música tem o poder de nos provocar sensações, de nos fazer viajar no tempo, de nos fazer felizes, de nos lembrar de momentos que vivemos ao som de grandes músicas.

A música, que costumamos ouvir vezes sem conta na rádio, no telemóvel ou em casa tem, para além de provocar boa disposição, satisfação, alegria e um enorme conjunto de sensações incríveis, muitos benefícios para a nossa saúde.


Ao longo dos anos, têm sido desenvolvidos estudos e pesquisas que demonstram que existem indícios claros de que a música traz benefícios ao nosso corpo e à nossa saúde mental!



A ideia de que a música poderia ser usada como terapia começou a surgir, ao que parece, no final da 2ª Guerra Mundial.


A História conta-nos que, no final da 2ª Guerra Mundial, foram chamados vários músicos a alguns hospitais para ajudarem na recuperação das vítimas de guerra. Com esta iniciativa, os Estados Unidos, a partir de 1944, passaram a aceitar a música como uma forma de terapia e a formar profissionais de saúde nesta área. Foi a partir daí que os efeitos da música na saúde começaram a ser observados com uma maior intensidade e seriedade.


As pesquisas que foram desenvolvidas, desde essa altura, levaram muitos cientistas a dedicar-se ao estudo dos efeitos que a música pode provocar na saúde, tendo-o feito mais intensivamente nos últimos 50 anos.


“Depois de revermos inúmeros estudos realizados acerca da influência da música na saúde humana, encontraram-se provas convincentes de que as intervenções musicais podem ter um importante papel na saúde” revelou o neurocientista e músico Daniel Levitin, autor do livro Uma Paixão Humana: o seu Cérebro e a Música.


Para além de nos animar o dia e de nos fazer dançar, está provado que a música reduz o stress e a ansiedade, ajuda na prevenção da depressão, controla os batimentos cardíacos e diminui ainda a pressão arterial.



Por outro lado, existem ainda várias investigações que comprovam que a música melhora a memória, o sentido de orientação e a coordenação motora, para além que pode prevenir várias doenças como o Parkinson.


Como vês, a música faz bem à tua saúde! E a RFM, a rádio das grandes músicas, está aqui para ti, hoje e sempre. A RFM tem também dias especiais como esta sexta-feira com uma emissão de 24h de música portuguesa.


Todos os dias são bons para ouvir música e, neste Dia Europeu da Música, que se celebra domingo, 21 de junho, liga-te à RFM e canta, dança, diverte-te como se ninguém te estivesse a ouvir e a ver!


Por tudo isto, a RFM apoia e aplaude os músicos, os artistas e todos os profissionais que contribuem para haver música portuguesa.