Numa altura como aquela que estamos a viver, seriam poucas as pessoas que gostariam de emprestar um apelido a um vírus. A exceção à regra é Joana Azeredo, investigadora e professora portuguesa da Universidade do Minho, que foi nomeada para “emprestar” o seu apelido a um grupo de “vírus bons” e mostrou-se feliz com a escolha!


O apelido Azeredo vai passar a denominar a subfamília “'Azeredovirinae”, onde se incluem vírus “bons” que são usados no controlo de doenças infeciosas, como bactérias patogénicas que atacam o organismo humano.


Apesar de ter chegado numa altura em que ouvimos falar de vírus diariamente, a nomeação, feita pelo Subcomité de Vírus de Bactérias e Arqueas do Comité Internacional de Taxonomia de Vírus, foi bem recebida por Joana Azeredo.


“Este é o reconhecimento do trabalho da nossa equipa de investigação e da própria UMinho, no âmbito da descoberta e caraterização de vírus que infetam bactérias. Ainda me sinto um pouco sob o efeito da surpresa e da satisfação, por obter esta nomeação e, de agora em diante, eu e a minha equipa sentimo-nos ainda mais motivados para a investigação, que é um desafio diário que aceitamos com gosto e entusiasmo” diz Joana Azeredo, em comunicado.


A distinção do apelido Azeredo surge depois da equipa desta investigadora ter criado “um banco de vírus” para tratar doenças provocadas por bactérias resistentes a antibióticos, em que se incluem doenças crónicas, infeções hospitalares ou respiratórias, da pele e dos sistemas nervoso, digestivo e urinário.


No entanto, a professora da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Engenharia Biológica não esconde que a nomeação por causa de um vírus “é irónico”.


“(...) Apraz-me que o meu nome de família seja atribuído a uma subfamília de um vírus ‘bom’ numa ocasião em que a humanidade se debate com uma pandemia causada por um vírus ‘mau’, o SARS-CoV-2” acrescentou.


Licenciada em Engenharia Biológica e doutorada em Engenharia Química e Biológica pela Universidade do Minho, onde é professora, Joana Azeredo é a quarta mulher a ser nomeada para ceder o seu apelido a um grupo de vírus.