Está sol lá fora, estás com aquela sensação de moleza e sentes que andas sempre a correr atrás do tempo? Não vale a pena pesquisares na internet dicas sobre como trabalhar três horas em 10 minutos.


A tua produtividade também pode tirar férias e sem te avisar.



Aumentar a tua produtividade é possível e a solução passa pela tua alimentação. Há alimentos que vão ajudar a aumentar o teu foco, memória e a estabilizar o teu humor - seja no trabalho, em casa, ou em teletrabalho. E estes são os mais recomendados pelos especialistas:


Salmão


Peixes gordurosos são uma excelente opção, quando o teu objetivo é aumentar a tua produtividade. E nesta competição, o pódio é do salmão. Este peixe é rico em ómega 3, um nutriente ao bom funcionamento do teu cérebro e que permite melhorar a tua memória.

Podes também encontrar ómega 3 noutros alimentos como no azeite, sementes e frutos secos


Café


Esta sugestão é óbvia, certo? A cafeína promove a produção natural de dopamina, também conhecida como a molécula da motivação, que é uma substância química que promove sentimentos de prazer, motivação e recompensa.

Ao melhorar o teu humor, o café oferece o impulso necessário para começares o dia de forma mais produtiva. Agora que já sabes que o café é um forte aliado, não abuses nas quantidades. O segredo está na contenção.



Mirtilos


Os mirtilos estão repletos de antioxidantes que aumentam a tua capacidade cognitiva. Investigadores da Universidade de Reading observaram a memória e a capacidade de atenção de crianças em idade escolar, após o consumo de mirtilos. Os resultados mostraram que, depois de consumirem este fruto, as crianças apresentavam melhorias cognitivas significativas, sobretudo quando eram solicitadas para realizar uma tarefa.



Espinafres


O Popeye comia espinafres para ficar mais forte, mas este vegetal faz muito mais do que ajudar-te a ficares com músculos. De acordo com uma pesquisa da Harvard Medical School, consumir espinafres diminui a taxa de declínio cognitivo. Ou seja, o teu cérebro permanece mais forte por mais tempo. Além disso, também melhora a tua capacidade de atenção e foco, tudo o que precisas para ter um bom dia de trabalho.



Ovos


Os ovos não só aumentam a tua capacidade de memória, como aceleram o teu tempo de reação no trabalho. Isto porque contém vitamina B, conhecida por colina, que estimula os sensores reativos do cérebro.



Provavelmente, já deste por ti a pesquisar pelos segredos das pessoas mais bem-sucedidas no mundo. Já tentaste de tudo - desde o cumprimento de um horário rigoroso, à leitura de livros que prometem revolucionar a tua vida - e nunca te tinha passado pela cabeça que a alimentação podia ser a chave do sucesso.

Os alimentos certos podem aumentar a produtividade geral até 20%, segundo a OMS.