Estes países já podem viajar novamente para a União Europeia

A ABERTURA DAS FRONTEIRAS PARA PAÍSES EXTERNOS À UNIÃO EUROPEIA VAI ACONTECER A 1 DE JULHO

Madalena Costa


Com o desconfinamento, muitos países têm começado, gradualmente, a abrir as fronteiras a vários visitantes.


Os estados-membros da União Europeia não são exceção, e, por isso, anunciaram esta terça-feira que vão proceder à abertura das fronteiras externas a partir de 1 de julho.


Da lista dos 15 países que constam no documento, estão aqueles que apresentam uma situação satisfatória em relação ao controlo da Covid-19.


Sem esquecer as devidas medidas de prevenção, os países em que vai ser possível retomar viagens “não indispensáveis” para a Europa são a Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Montenegro, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Sérvia, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia, Uruguai e China. No entanto, para a China, as fronteiras só vão ser abertas quando houver uma reciprocidade neste acordo do país asiático.


Mas, tudo pode mudar em semanas! Este documento, que foi elaborado tendo por base vários critérios, vai ser revisto a cada duas semanas, e se em alguns destes países se se agravar a situação epidemiológica, o Conselho da União Europeia vai voltar atrás com a decisão.


“Se a situação num país se agravar rapidamente, uma tomada de decisão célere será aplicada” reafirmou o Conselho da EU, em comunicado.


Para já, ficam de fora desta lista os Estados Unidos, o Brasil, a Rússia, a Índia, e todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste.


  • Partilha:

Top